forbrukslån på dagen
mat levert på døren

Literatura: Saiba a importância dessa arte

A literatura é uma arte que ensina, diverte e relata a história da humanidade.

Uma arte extremamente importante para o desenvolvimento pessoal, intelectual cultural das pessoas, alguns preferem denomina-la como “a arte maior” entre todas as outras artes. Talvez realmente seja, pois várias outras artes invariavelmente originam-se dela.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Literatura é todo o conjunto de manifestações verbais (orais ou escritas) e de intenção estética, seja do espírito humano em geral, seja de uma dada cultura ou sociedade. Há séculos a literatura traduz com maestria os anseios de grandes pensadores, usaram-na muitas vezes como uma forma de protesto, outras vezes em forma de ensaios científicos que ajudaram e muito na evolução tecnológica e cientifica da humanidade, ou simplesmente usaram-na como uma forma de exprimir todas as dificuldades e modos de vida de uma época, enfim, a literatura é e sempre será uma forma de manifestação importante para se registrar ideias e para o desenvolvimento da humanidade.

Alguns a denominam de “a arte maior” porque as músicas, muitas vezes, têm origem numa obra poética, o teatro nada mais é, que a representação de uma obra literária, às vezes uma escultura ou uma pintura nascem após a leitura duma obra literária que descreve paisagens ou personagens. Muitas outras artes acabam sendo invariavelmente influenciada pela literatura, por isso a denominação “arte maior”.

Mas infelizmente no Brasil, artistas como: escritores, dramaturgos, poetas. Às vezes não recebem o devido valor, alguns vivem na miséria, devido à falta de reconhecimento das pessoas e dos governantes. É preciso incentivar o surgimento de novos artistas da literatura, porque a arte enobrece a cultura de um país e de um povo. O poder legislativo devia cada vez mais, elaborar leis de incentivos fiscais, para que o livro torne-se cada vez mais um objeto acessível à população de baixa renda, os professores deviam incentivar o hábito da leitura nas crianças, porque a literatura além de ser uma grande potência no desenvolvimento educacional das crianças, é uma forma de lazer, ler uma boa história é divertido.

Cursos que ensinam a fazer roteiros teatrais deviam ser gratuitos, para que cada vez mais surjam novos artistas, saraus e concursos literários deviam existir em número muito maior do que já existem, para que novos poetas e escritores surjam para enriquecer a cultura brasileira.

Em países desenvolvidos os artistas da literatura recebem vários incentivos, recebem o devido valor, porque as pessoas reconhecem a importância da língua nacional, reconhecem a importância do principal meio de comunicação de um povo, a língua que se fala em um país é a maior identificação de um povo. No Brasil, cada vez mais, incorporam-se marcas e logotipos estrangeiros, os brasileiros cada vez mais dizem palavras em outros idiomas, sem saber ao menos o seu significado como: delivery, hot dog, site, notebook, entre outros, que se eu for citá-los todos, uma página não seria suficiente.

Então o mais importante é valorizar a literatura e a melhor forma de uma pessoa comum, que não é uma autoridade, valorizar um escritor, um poeta, um dramaturgo é assistindo a uma peça teatral ou lendo um bom livro seja romance, biografias, poesias, crônicas entre outros gêneros. Só assim poderemos ser um país de letrados e livres, porque temos nossa própria cultura e não dependemos e muito menos somos escravos da cultura imposta por países estrangeiros. Devemos saber valoriza nossa literatura, pois como diz o ditado: “Uma nação se faz com homens e livros”.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.