forbrukslån | forbrukslån på dagen 20 år | forbrukslån

Limpar prata: Método caseiro e prático

Dicas práticas e acessíveis para limpar todos os tipos de artigos em prata: jóias, talheres e pratos.

A prata é um metal que requer uma série de cuidados para manter o seu brilho. Tudo começa no fato de que a maioria das pessoas acaba guardando essas peças todas juntas dentro de um porta-jóias ou gaveta, sendo que o ideal seria que cada peça fosse guardada num espaço individual e dentro de algum saquinho de plástico ou de tecido. Isso porque o pior inimigo da prata é o ar, que causa a oxidação. De qualquer forma, o escurecimento da prata é inevitável e é nessas horas que precisamos ter em mãos dicas de como limpar a prata e deixá-la mais clara e com cara de nova.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A dica mais conhecida e muito eficiente quando a sua peça de prata for uma corrente ou anel é ferver a peça numa panela com água e raspas de sabão de coco. Porém, deve-se tomar cuidado se o seu anel, corrente ou pulseira tiver outros materiais que não sejam prata, como pedras e aplicações. Isso porque, dependendo da forma que esse adereço estiver embutido na sua jóia, ao colocá-la em água fervente, ele pode se desprender, estragando a peça.

Para talheres e pratos, existe uma série de outras técnicas caseiras. Uma delas é utilizar uma escova velha de dente com creme dental para esfregar nos locais onde a prata está escurecida. Ao perceber que a peça está brilhando, o ideal é lavar em água morna e depois secar bem com um pano antes de guardar em local seco em limpo.

Também pode se misturar um litro de água em temperatura ambiente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um pedaço de papel alumínio. Feita essa mistura, basta colocar a prata neste recipiente e aguardar um pouco para retirá-la, já com brilho e sem sinais de manchas.

Existe hoje no mercado uma série de pastas e produtos para ajudar a tirar manchas, mas a maioria das experiências revela que eles não são tão eficazes quanto os métodos caseiros citados acima.

Lembrando que é bom evitar que todo e qualquer material de prata tenha contato com perfume, cloro de piscina e produtos químicos, em geral, para que o brilho se mantenha por muito mais tempo. Em casos extremos de escurecimento do seu objeto de prata, a última solução é levar o seu material para polimento em alguma casa especializada.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.