LHC, o Grande Colisor de Hádrons

Ufa, a Terra não foi engolida por um buraco negro como muitos cientistas alarmistas temiam. O polêmico Large Hadron Collider (LHC), em português Grande Colisor de Hádrons, entrou em funcionamento ontem (10/09) e, para a alegria de todos nada de errado aconteceu.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Construído junto à instalação do CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), na fronteira entre a Suíça e a França, o LHC é um gigantesco acelerador de partículas, montado no subsolo, em uma espécie de túnel com 27 km de circunferência.

Todo este aparato foi criado com o objetivo de estudar o comportamento de partículas subatômicas. São injetados partículas no sistema que são aceleradas até atingirem a velocidade muito próxima da luz. As colisões das partículas criam feixes de novas partículas, permitindo aos cientistas estudarem outros territórios inexplorados da energia, da matéria, do espaço e do tempo.

 

Para gerar a velocidade de energia necessária para a colisão (99,9% da velocidade da luz), os feixes têm de girar durante dez horas, percorrendo mais de dez bilhões de quilômetros e completando 11.245 voltas a cada segundo.

Só para constar, a velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo, no vácuo.

O LHC (Grande Colisor de Hádrons) demorou 20 anos para ser construído e custou aproximadamente 3 bilhões de Euros.

Resumindo a Ópera: Tremendo de “trambolhão”, onde foi gasto muito, muito, muito, muito dinheiro, bota muito nisso, para algo que nem eles sabem se realmente existe e para que isso vai servir. Dinheiro e conhecimento que poderia ter sido investido em prol de milhões de pessoas que estão passando fome no mundo.

No vídeo abaixo, você pode entender melhor o funcionamento desta parafernália chamada LHC (Grande Colisor de Hádrons) e no segundo vídeo uma simulação do planeta sendo sugado pelo buraco negro, se algo de errado acontecesse:

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

4 Comentários

  • Se não fosse os gastos e permanente curiosidade dos cientistas estariamos hoje na idade da pedra.Eu acompanho com atenção todas as invenções e descobertas nesse campo. Lembre se De Santos Dumont aos ônibus espaciais,a curiosidade é necessaria,se hoje vivemos melhor é graças a ela.LEMBREM SE SEMPRE HAVERA POBRES N/ MUNDO SEMPRE FOI ASSIM.AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE PAISES RICOS E OS CULPAM POR TUDO,NO MEU ENTENDER CADA QUAL QUE LUTE PELO SEU.EU NÃO POSSO RECLAMAR SE MEU VIZINHO TEM MAIS,C/ CERTEZA ELE LUTOU MAIS.OS PAISES POBRES VIVEM ESPERAMDO QUE OS OUTROS ASSUMAM SEUS PROBLEMAS.OBS:QTO AO LHC;ESTOU DE PERFEITO ACORDO,É A CIENCIA CAMINHANDO P/O FUTURO.

  • Os caras estão muito preocupados com os pobres do mundo,
    E se fosse só esse investimento “inútil”, e exorbitante estva bom, agora pense nas imorais quantia gastas com a persistente busca de vida em outros planetas, quantas sondas já foran lançadas, o Homem não consegue viver em paz aqui na terra
    e fica aí procurando mais encrenca, detalhe, gastando bilhôes, enquando os pobres ficam mais pobres.
    Isso mostra que a vida humana não vale nada para esses caras. E eles estão pouco se lixando.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.