Lesmas sobrevivem após serem comidas por pássaros

Uma pesquisa, cujo estudo foi publicado na última edição do Journal of Biogeography, descobriu um fenômeno interessante que costuma ocorrer com pássaros que se alimentam com lesmas terrestres. O estudou apontou que algumas lesmas ingeridas sobrevivem ao processo digestivo dos pássaros e saem ilesas ao fim deste.

Já é conhecido que algumas sementes ingeridas por certos pássaros, são eliminadas intactas, após a digestão das aves, e geram plantas fortes e mais saudáveis. Isso acontece porque as sementes ficam envoltas em fertilizantes dentro do aparelho digestivo dos pássaros. A semente é “enriquecida”, naturalmente, graças aos pássaros.

As lesmas não saem mais fortes dessa viagem dentro das aves como as sementes, mas, comumente, sobrevivem e, além disso, são capazes de gerar novas lesmas saudáveis mesmo após terem sido comidas e eliminadas nas fezes dos pássaros.

Para realizar a experiência, 174 lesmas terrestres, do sul de Tóquio, foram dispostas para duas espécies de pássaros: Zosterops japonicus e Hypsipetes amaurotis – também encontradas no Japão: no final, verificou-se que 14,3% das lesmas ingeridas, pela primeira espécie, haviam sobrevivo ao sistema digestivo enquanto 16,4% ingeridas, pela segunda espécie, saíram vivas deste processo.

As dimensões do trato digestivo das aves, e a disposição de seus órgãos, variam conforme a espécie, mas, de qualquer modo, é impressionante constatar que um ser vivo – como as lesmas (que são moluscos gastrópodes) – é capaz de sair ileso após ser ingerido por outro.