Lendas do Folclore Brasileiro

Fato é que tantas referências diferentes conduziram nossa história para a formação de um folclore brasileiro bem variado – que vai do Boitatá ao Negrinho do Pastoreio; dos clássicos sertanejos ao frevo, tudo isso convivendo com sotaques, tendências e estilos que atravessam as barreiras entre os estados. Mas folclore é isso, um misto de lendas, crenças, danças, comidas típicas e demais regionalismos que caracterizam um povo apaixonado por sua cultura.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Entre as lendas mais populares da cultura nacional está a da Mula sem Cabeça, que conta a história de uma mulher que se apaixonou por um padre e, como castigo, vagava as madrugadas das sextas-feiras transformada na figura de uma mula que solta fogo no lugar da cabeça. O preferido das crianças também é lenda do nosso folclore: o danado Saci-Pererê, um menino negro de uma perna só que sai pelos campos aprontando várias travessuras.

Algumas regiões defendem a lenda da velha Pisadeira, que costuma aparecer à noite e pisar na barriga de quem comeu demais. E entre tantas histórias, há também a clássica do Lobisomem: um homem que foi atacado por um lobo e passou a sofrer mutações, atacando as pessoas nas noites de lua cheia. Interessante saber que até hoje tantas histórias fazem parte do imaginário popular e sua relevância para nossa cultura é tão forte que até hoje ninguém ousa desmenti-las.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.