forbrukslån billigste rente | forbrukslån | forbrukslån

Lábio leporino – o que é?

Você sabe o que é lábio leporino? Conhecido cientificamente pelo nome de fissura labiopalatal, lábio leporino é um tipo de “corte” que se apresenta na região do lábio. Pessoas com lábio leporino já nascem com o problema, que acontece pelo não fechamento dessas estruturas durante o período de gravidez, mais especificamente que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Essas fissuras podem ser: unilaterais, apenas um lado da boca (logo abaixo do nariz); bilaterais, que atingem os dois lados; completas, quando ocorrem no lábio e no céu da boca (palato); ou ainda incompletas, quando ocorre ou apenas no lábio superior, ou apenas no palato. O lábio leporino se apresenta visualmente como uma cicatriz labial, mas também pode acontecer de a criança nascer com o lábio e o palato totalmente abertos, o que exige uma atenção maior por parte dos médicos.

Por não saber o que é, muita gente acha que pessoas com lábio leporino são deficientes físicos. Segundo pesquisas realizadas no Brasil, estima-se que a cada 650 nascimentos no país, uma criança nasce com esta que pode ser classificada como uma falha congenita. Os fatores que podem causar essa má formação na gravidez são: ingestão de álcool, consumo de cigarros ou medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticóide.

Graças a evolução tecnologica e da ciência já é possível realizar o diagnóstico do lábio leporino antes do parto, pelo próprio ultrassom. O que permite que a cirurgia de correção, único modo de tratar o problema, seja discutida com os pais antes do parto, para a realização da cirurgia do labio é necessário que esteja com no mínimo com três meses de idade.

Já a cirurgia do palato pode ser realizada apenas aos doze meses de idade. O lábio leporino não é um problema grave, mas atrapalha na alimentação da criança e pode fazer com que ela adquira infecções como otites e pneumonias, levando-a a desenvolver problemas no desenvolvimento da fala e linguagem.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.