Krav Magá: Conheça as técnicas defesa pessoal

Uma forma eclética de combate corpo a corpo, baseado em habilidades de briga de rua, o Krav Magá utiliza as técnicas mais eficazes para defesa pessoal existentes no mundo.

Quem criou o Krav Magá?

Desenvolvida em 1940 por “Imi Lichtenfeld” um campeão de luta greco-romana e boxe que criou esta prática durante a 2º guerra mundial no intuito de defender os judeus de seu bairro contra a invasão nazista.

Origem do Krav Magá

Seu criador nasceu na Bratislava capital da Eslováquia e foi obrigado a mudar de cidade para não ser morto pelos nazistas. Chegou em Israel em 1942 e fez parte de grupos paramilitares judaicos, após a libertação de Israel entrou para o exército do governo israelense, onde adaptou suas técnicas de Krav Magá as forças militares israelenses. Atualmente a SWUAT, o FBI e a polícia de Nova Iorque são treinados com essas técnicas.

Treinamento

O treinamento do Krav Magá foca a neutralização dos pontos vitais do inimigo como: olhos, mandíbula, garganta, virilha e joelhos. O Aprendiz será treinado a antecipar as ações e agir de forma preventiva. Treina as rotas de fuga, assim como qualquer objeto que possa auxiliar na defesa.

Os treinos visam também o condicionamento físico dos aprendizes, cenários de ruas são utilizados no treinamento, assim como treinar exaustivamente com os olhos vendados, desta forma o aprendiz ignorará distrações e aprenderá a lidar seus movimentos de forma concentrada.

O Krav Magá se baseia em neutralizar as ameaças, em movimentos rápidos e agressivos de modo a se defender e atacar simultaneamente. Todas as situações de violência são simuladas em seus treinamentos, de modo que o aprendiz esteja preparado a todas as situações de risco. Inclusive treinamentos em que o aprendiz é acuado por vários agressores que utilizam ofensas verbais para intimidação. O aprendiz aprende assim a ter autocontrole e a analisar todas as situações perigosas.

Outras artes marciais

Além disso, há uma integração de outras artes marciais como: técnicas de combate militar, Kung-Fu, Karatê, Boxe , Muay tai Tailandês , Judo , Aikido , Wrestling ocidental e Jiu-Jitsu. Em todos os treinamentos, equipamentos de proteção são utilizados como capacete e luvas.

Graduação de faixas

No Krav Magá existe a graduação aos alunos no sistema de faixas coloridas. Abaixo o sistema na ordem de graduação.

Cores da faixa

Faixa branca
Faixa amarela
Faixa laranja
Faixa verde
Faixa azul
Faixa marrom
Faixa Preta 1º ao 5º Dan
Faixa Vermelho-Branca 6º ao 9º Dan
Faixa Vermelha 10º dan

Existem inúmeras academias no Brasil que já possuem estas técnicas, com instrutores preparados e de altas graduações no Krav Magá. Procure a mais próxima, aprenda a se defender e proteja sua família, afinal de contas a violência está em todos os lugares do país.