Kibera, a maior favela do mundo

A ONU (Organização das Nações Unidas) define favela como um aglomerado de habitações onde condições de saneamento básico, água potável, segurança e/ou cômodos são insuficientes ou inadequadas.

Na capital do Quênia, Nairóbi, está localizada a maior favela do mundo. Em Kibera, moram aproximadamente 2,5 milhões de pessoas sem condições adequadas de vivência. A favela da Rocinha – a maior do Brasil, com 250 mil pessoas – é menor que a Kibera em dez vezes.

O continente africado é considerado o que possui mais habitantes (quase 62%) sem pelo menos um desses itens. 97% dos moradores da região urbana de Serra Leoa ocupa favelas.

Enquanto isso no Brasil

A favela da Rocinha, construída ao longo do morro Dois Irmãos é considerada a maior da América Latina. Os primeiros habitantes da comunidade plantavam verduras e as vendiam nas áreas urbanas. Daí surgiu o nome “Rocinha”.

No topo do morro é possível ver a estátua do Cristo Redentor, no morro Corcovado e São Conrado. Os visitantes e moradores garantem que a vista é belíssima. Apesar de ser dominada pela ação do tráfico, a favela tem em sua parte inferior um comércio variado, onde pode ser encontrado de tudo.

Confira mais imagens da maior favela do mundo.