Intercâmbio cultural: Cursos de intercâmbio

Experiências sem fronteiras.

Um grande diferencial no mercado de trabalho é você ter conhecimento de uma língua estrangeira. Além disso, quando esse conhecimento é comprovado com a vivência nesta língua ou então, tem qualquer certificado válido nesta língua, você passa a frente de muitos que não tenham essa experiência, por isso é um grande diferencial.

Portanto, um curso de intercâmbio no exterior na sua segunda língua de conhecimento é uma chance de crescer não só profissionalmente, mas também pessoalmente, culturalmente, educacionalmente, etc.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Há vários tipos de programas de intercâmbio:

– Para jovens: Cursos de Inglês com alojamento em casa de família ou na própria escola ou então, a pessoa pode escolher trabalhar e estudar, pois há agências que preparam entrevistas antes de você viajar e você já daqui com um emprego certo;

– Programas de High school no qual você pode escolher em estudar seis meses (um semestre) ou um ano em uma escola de ensino médio, conhecendo assim como é a feita educação na língua de origem, interagindo com uma nova cultura dia-a-dia, estudando inglês, e nesses casos morando com uma família local;

– Programas para universitários no qual poderá fazer o ano acadêmico no exterior, licenciaturas, pós-graduação e estágio. Normalmente, neste caso o aluno deve comprovar que pelo menos possui nível intermediário na língua que pretende estudar e fazer o curso universitário;

– Programas de Au Pair: neste tipo de programa você tem muitas facilidades, dentre eles moradia gratuita, vôos de ida e volta, férias pagas, uma bolsa para freqüentar cursos universitários, um pagamento generoso pelo seu trabalho que consiste em cuidar de crianças para famílias qualificadas por um ano. ( este tipo de programa pode variar um pouco dependendo do país que pretende ficar, e é uma saída para quem está com pouco dinheiro e quer fazer um curso no exterior).

– Para adultos acima de 25 anos: há preparação para universidades, cursos personalizados de idioma no exterior, MBA programs.

Então, há várias opções de cursos e ofertas de vários países para você escolher e viajar. Os países como Inglaterra, EUA e França por serem os mais procurados são também os mais caros. Mas, têm países como Canadá, Austrália, África do sul que são mais em conta e tão divertidos e interessantes quanto os mais procurados.

Algumas precauções que você deve tomar é procurar mais de uma agência de viagens e ver qual combina mais com o que você quer, vê se ela preenche os requisitos. Pedir recomendações de agências de viagens para quem já fez esse programa também é interessante, pois assim evita problemas no futuro.

Outra precaução é quanto ao visto, procure o que tem que ser feito para a entrada, o visto de trabalho e de estudo no país em que deseja ficar porque isso você que tem que fazer e não a agência.

Qualquer viagem para o exterior requer organização, dinheiro, tempo e muita vontade de realizá-la. Mas, no final de tudo isso verá que foi o melhor investimento que já fez. Além disso, hoje há várias agências especializadas neste tipo de turismo e nesse mercado. Agências experientes, que preparam, praticamente, tudo para você viajar e ficar despreocupado. Porém, você também pode organizar tudo nos mínimos detalhes sem recorrer a uma agência, o que acredito e sei que é bastante complicado devido ao tempo que se perde com isso. De uma forma ou outra é válida a experiência.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.