Imposto de renda: Quem deve declarar?

Acabou o Natal, réveillon, férias, carnaval e diz-se no Brasil que então o ano começa de verdade e com ele vem à preocupação da declaração do imposto de renda e com ela as dúvidas: Quem deve declarar o Imposto de Renda? Será que mudou alguma coisa este ano?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Veja abaixo quais foram as mudanças para a declaração este ano:

Quem deve declarar?

Os contribuintes pessoas físicas que no Brasil e tiveram em 2012 renda tributável acima de 24.556,65. Esta é uma das mudanças, pois no ano passado o valor era 1.057,50 reais mais baixo que agora em 2013. Para os produtores rurais, a quantia também sofreu alteração e passou a ser de 122.783,25 reais.

Quem passou a ser residente no Brasil em 2012.

Casos que não sofreram alterações: operações em bolsa de valores, pessoas que passaram a morar no Brasil no ano passado e tiveram ganhos através de venda de bens e direito, as pessoas que tiveram renda isenta sejam elas tributáveis ou não apenas na fonte com valor maior que 40.000 reais como juros de poupança e aplicações financeiras e também os donos de bens e direitos com valor maior que 300.000 reais. Estes também são obrigados a declarar.

Pessoas que optaram pela isenção do imposto sobre a venda de imóveis residenciais e que tenha sido investido na compra de outro imóvel em um período de até 180 dias depois da venda.

Quem não deve declarar?

Dependentes que já estejam em declaração realizada por outra pessoa física. Cabe ressaltar que caso este dependente possua rendimentos este deve ser informado, assim como bens e direitos, se os possuir.

Pessoas que sejam proprietárias de bens ou de direitos se estes forem comuns e já inseridos na declaração do cônjuge com valor limitado a 300.000,00 reais em 31 de dezembro de 2012

Pessoas que sejam proprietárias de bens e direitos, inclusive terra nua, se estes forem comuns e já inseridos na declaração do cônjuge, com igual limitação de valor, 300.000,00 reais.

Imposto de Renda 2013:

A Receita Federal divulgou em fevereiro as regras para a Declaração do Imposto de Renda de 2013, esta deve ser entregue no período de 01 de março a 30 de abril de 2013 pela internet através do programa Receitanet ou pessoalmente em disquete ou pen drive no Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Vale lembrar que a pessoa que não realizar a declaração de imposto de renda dentro do prazo definido será multada. A multa pode ser de até 20% do valor de imposto devido.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.