Ilha de Socotra

A Ilha de Socotra (ou Socotorá) é um arquipélago de pequenas dimensões localizado em frente da Costa do Chifre da África, banhado pelo Oceano Índico. É formado por três ilhas menores, Abd Al Kuri, Samha e Darsa, chamadas localmente de “Os irmãos”, e por uma ilha montanhosa, chamada Socotorá. O arquipélago ainda é formado por ilhotas que estão desabitadas. Socotorá é uma das ilhas mais isoladas do mundo, o clima é seco e com chuvas no inverno. Seus habitantes criam cabras e vacas; a maioria vive sem eletricidade, condições sanitárias adequadas (água tratada, esgoto) ou estradas pavimentadas. Lá se fala o socotri, um idioma relacionado com outros idiomas da península arábica, de origem semítica.

Socotra se situa estrategicamente localizada num dos acessos ao mar vermelho, motivo esse que levou o rei D. Manuel a construir na ilha uma fortificação, destinada a manter o monopólio português e impedir o comércio islâmico na região.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A fauna e flora desse lugar é incrível. As condições ambientais foram propícias para originar uma fauna endêmica, muito vulnerável a mudanças. O grande isolamento geográfico, o calor de grande intensidade e a falta de água são protagonistas no endemismo da ilha, que comporta hoje em dia mais de 800 espécies de plantas correndo risco de extinção devido às mudanças climáticas que estão em curso. Os cientistas a classificam com uma das 10 faunas ameaçadas de extinção no mundo. A planta que mais se destaca nesse ambiente é a “Dracaena cinnabari”, uma planta conhecida por sua seiva vermelha, muito procurado na antiguidade para servir a medicina e a tinturaria. A seiva é uma espécie de resina chamada cinábrio, usada pela população local como anti-séptico bucal, remédio para combater dores de estômago, desinteria e queimaduras, e que ainda serve de matéria prima para se fazer batons.

Abaixo, um vídeo com imagens de Socotra.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

5 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.