Idosos: a importância do alongamento

O alongamento pode ser uma prática vantajosa aos idosos, já que ajuda a regular as dores físicas, melhora a flexibilidade e gera mais qualidade de vida

A dor e a rigidez do envelhecimento começam como tensões temporárias que se tornam hábitos aprendidos. Mas não pense que com o envelhecimento o idoso perde automaticamente a sua flexibilidade. É possível contrabalançar os efeitos da idade para que a fisiologia de uma pessoa seja um pouco mais jovem do que a cronologia. Pensando nisso, descubra os benefícios dos alongamentos para os idosos e coloque jovialidade em prática!

Idosos: a importância do alongamento

Ao longo dos anos, desenvolvemos maneiras habituais de usar nossos músculos para nos mover e posicionar. Postura incorreta e falta de flexibilidade podem ser os resultados de um problema médico legítimo ou a consequência do alinhamento limitado do corpo e alongamento impróprio. Quando os músculos ficam tensos, deixam de ser elásticos e acabam por restringir os movimentos. Essa sensação de restrição ou rigidez, muitas vezes leva ao desuso, o que provoca fraqueza e tensão, que por sua vez ciclo de piora nesse quadro.

Seus músculos também podem tornar-se estreitos e curtos, devido ao uso excessivo (resultando em lesões como cotovelo de tenista ou tendinites) ou subutilização. Se nada for feito para alongar esses músculos, eles continuam a enrijecer, restringem a circulação e impedem a remoção de toxinas. Além de que, um músculo curto e apertado é mais propenso a lesões.

Seu objetivo em longo prazo deve ser o de manter a sua amplitude de movimento para que você possa continuar a realizar tarefas cotidianas, sem dor ou qualquer tipo de sofrimento. Este objetivo é totalmente realista se você estiver disposto a se comprometer com um programa regular de alongamento cuidadoso. O benefício dessa atividade será prontamente aparente, e você vai experimentar um maior conforto enquanto seu corpo se move com fluidez e equilíbrio.

Alongamento: A melhor maneira de manter a flexibilidade

O alongamento é a melhor forma de manter a massa muscular e flexibilidade articular. Quando você se estica regularmente, também consegue reduzir a tensão muscular geral. Um dos principais benefícios do alongamento é que ela aumenta a distância de seus membros, antes que a lesão ocorra nos músculos e tendões.

Corredores, em particular, sofrem de lesões isquiotibiais (nas coxas) dolorosas. Essas entorses e distensões das fibras musculares são provavelmente o resultado de enrijecimento dos músculos isquiotibiais inflexíveis, criando um desequilíbrio de quadríceps opostos. Cada músculo em seu corpo possui outro oposto.

Dicas para alongar de forma eficiente

• Músculos aquecidos.
Alongamento, como parte de um programa de exercícios eficaz, ajuda a aliviar a dor do pós-treino, causada por lágrimas musculares microscópicas e resíduos acumulados (ácido láctico) no corpo. O alongamento aumenta as fibras musculares individuais, estimulando a circulação sanguínea, que ajuda a remover os resíduos e reduzir a dor muscular. Um banho ou ducha quente será também suficiente para aquecê-lo, se você preferir.

• Estique os músculos a cada três dias, durante cinco a dez minutos, para manter os músculos flexíveis.
Se os seus músculos são particularmente rígidos, você pode executar um alongamento suave, só que com mais frequência.

• Alongamento estático.
Mantenha o alongamento por quinze a trinta segundos. Uma vez que um músculo atingiu seu tamanho máximo absoluto, tentando esticá-lo ainda mais pode causar estresse aos seus ligamentos e tendões. Como sempre, o foco no alinhamento é manter o corpo na postura correta.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Um comentário

  1. edizia guerra escreveu:

    MUITO BOA ESSAS INFORMAÇÕES, ADOREI

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.