O HSP Pro – Conheça mais sobre o suplemento e como funciona

A maioria dos homens que procuram academias quer conseguir em pouco tempo um corpo sarado, abdômen tanquinho e belos músculos para impressionar as mulheres.

Muitos resistem em malhar as pernas adotando agachamentos com pesos, mas “sobrevivem” a eles, para não ficar com o aspecto “sorvetão”: tronco e braços fortes e torneados sobre pernas finas. Boa parte, no entanto, não resiste ao uso de suplementos (e às vezes de anabolizantes esteroides) para que os resultados surjam de forma mais rápida. O HSP Pro é um destes suplementos: ele aumenta os níveis de testosterona, o principal hormônio sexual masculino.

O HSP Pro é um suplemento que aumenta a massa muscular (o aumento chega a 18% do total) e diminui a gordura corporal rapidamente. Os resultados são visíveis em apenas um mês – ao contrário dos muitos meses necessários ao condicionamento físico obtido apenas com muita malhação e dieta balanceada. Muitos técnicos, especialmente em esportes de alto impacto, têm recorrido ao HSP Pro para melhorar o condicionamento.

HSP Pro – Como funciona?

O suplemento reduz o estresse muscular decorrente da atividade física. Ele age reduzindo o catabolismo (aumento da destruição celular) e aumentando o anabolismo (construção molecular de proteínas), graças à aceleração da produção de hormônios como a testosterona (quando os níveis estão alterados, inclusive em função do uso de esteroides ou do envelhecimento natural), além de ser um precursor do hormônio do crescimento humano (HGH). Isto promove mais vitalidade e energia para a malhação, ganhos musculares e de força, além de contribuir para a redução do peso de maneira segura.

Seja como for, não se pode acreditar que o suplemento seja milagroso. O HSP Pro deve ser combinado com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios bem organizada, de preferência por um educador físico, de acordo com o tipo físico, idade e condições de saúde do atleta. A ingestão pura e simples do produto apresentará resultados praticamente nulos.

Tribulus terrestris “Capim santo”

É possível aumentar os níveis de testosterona em até quatro vezes, resultado semelhante ao dos esteroides, sem os riscos para o fígado e os rins e com o bônus de “derreter” gordura. Um dos componentes do HSP Pro é o “Tribulus terrestris”, um capim indiano que cresce em qualquer região tropical ou temperada.

O princípio ativo é a saponina, proteína de choque térmico – ou heat shock protein (HSP), presente especialmente nas folhas. Os outros componentes são sais minerais (como cálcio, potássio e magnésio) e precursores de glutamina e arginina, substâncias relacionadas à síntese de proteínas nos músculos esqueléticos, também importantes para fortalecer o sistema imunológico.

Os extratos do suplemento precisam ter concentração mínima de 40% para garantir a eficiência no ganho muscular; existem marcas com cápsulas entre 250 mg e 750 mg. Isto significa uma dosagem, para homens, de 625 mg três vezes ao dia (de acordo com a estrutura anatômica), por um período de três semanas e descanso de outras duas (mas as séries de exercícios não devem ser interrompidas). As mulheres só devem usar o suplementos sob supervisão médica, para garantir o equilíbrio hormonal. Para crianças de até 12 anos, grávidas e lactantes, o produto é contraindicado.

Algumas pessoas experimentam irritação estomacal ao ingerirem o HSP Pro. Por isto, recomenda-se que a dosagem seja fracionada – por exemplo, depois do jantar e do lanche noturno. Para quem não apresenta estes problemas, especialistas sugerem que as cápsulas sejam ingeridas à noite, antes de se deitar, já que durante o sono ocorre com mais rapidez o processo de recuperação muscular e o anabolismo.

A refeição noturna deve ser tomada duas horas antes e ser completa: carboidratos e proteínas, acompanhados de frutas e verduras. É importante manter a regularidade do sono, já que a insônia associada a uma carga de exercícios intensos pode provocar problemas de imunidade e diversas respostas inflamatórias.

A orientação de nutricionistas, endocrinologistas e personal trainers é sempre necessária. Os shakes e mesmo a musculação, além do HSP Pro, podem ser bastante prejudiciais. Cada pessoa tem estrutura anatômica e hormonal própria e até exercícios mal conduzidos podem levar a lesões em músculos, ossos e tendões – que, em alguns casos, deixam sequelas permanentes.

Como estes suplementos são comercializados sem supervisão da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – existem produtos com esteroides em sua composição, sem mencionar estas substâncias nos rótulos (estudos indicam que 15% dos suplementos disponíveis no mercado são “batizados” com substâncias nocivas à saúde). Por isto, a indicação deve provir de profissionais confiáveis e competentes. Os anabolizantes provocam aumento da agressividade, dores de cabeça, ginecomastia (aumento das mamas), atrofia dos testículos, redução do desejo sexual e impotência: no longo prazo, causam sérios problemas endócrinos.

Muitos treinadores consideram que se trata de uma vantagem desleal: o HSP Pro é considerado “natural”, não deixa vestígios no sangue ou na urina e apresenta resultados efetivos. Para muitos, no entanto, o suplemento deve ser banido das práticas esportivas.

Apesar de o “Tribulus terrestris” ser utilizado pela medicina tradicional chinesa há séculos, ainda não foram estudados os seus efeitos no longo prazo. Até o momento, não foram encontrados efeitos colaterais, mas é sabido que o aumento da testosterona no organismo aumenta a irritabilidade e a disposição para reações violentas. Por outro lado, o HSP Pro aumenta a libido e a motilidade dos espermatozoides.

O HSP Pro só é vendido em academias (nas grandes cidades) ou pela internet. Assim, é importante certificar-se da seriedade da loja virtual, com outros clientes e em sites de defesa dos direitos dos consumidores antes de efetuar qualquer pagamento.