Hoverbike: a bicicleta do futuro

Não se trata de ficção científica: a hoverbike começa a se tornar realidade. Pesquisada desde a década de 1980 (assim como a hoverboard, uma espécie de skate voador baseado no filme “De Volta para o Futuro”), um protótipo caseiro desenvolvido pelo encanador, dublê, inventor, cineasta e youtuber inglês Colin Furze tomou os ares de Lincolnshire, Grã-Bretanha.

A façanha foi registrada em abril de 2016, em um vídeo postado no Youtube. Confira: 

As características

Na verdade, a hoverbike ainda não ganhou os céus: está bem longe disto. O veículo, movido por um motor de 1.200 cilindradas que impulsiona duas hélices em invólucros de proteção, acopladas a uma espécie de quadro de bicicleta, consegue voar a apenas um metro do solo – e, ainda assim, com muito pouca estabilidade.

Dizer “pouca estabilidade” é um eufemismo. Como o vídeo mostra, houve momentos dramáticos durante o voo, inclusive com uma aterrissagem final bastante arriscada. O próprio piloto admite que a hoverbike ainda é quase impossível de ser controlada.

hoverbike

Colin Furze é autodidata. Ele abandonou os estudos aos 16 anos, para seguir carreira como bombeiro. Foram exatamente os ensinamentos práticos obtidos na profissão que vêm garantindo o êxito das invenções, mesmo com a alta dose de adrenalina presente nos equipamentos.

O equipamento, com mais algumas adaptações, poderá ser utilizado para fins civis e militares. Estudos indicam que a hoverbike será um veículo barato, podendo atingir áreas remotas, de difícil acesso, por exemplo, a helicópteros, em função das dimensões.

Concorrência

Colin Furze desenvolveu sozinho o seu projeto caseiro de hoverbike, em uma oficina de trabalho instalada na própria residência. Mas, mesmo com a necessidade de muitos aperfeiçoamentos, a invenção do “louco de Lincolnshire” deixou para trás concorrentes de peso.

A Malloy Aeronautics, uma empresa britânica a serviço das Forças Armadas dos EUA, também está investindo no design de uma hoverbike, mas equipada com quatro hélices, que, garantem os técnicos, proporciona maior estabilidade e velocidade.

O protótipo da Malloy, no entanto, ainda não foi pilotado por nenhum ser humano. Até o momento, o veículo foi controlado apenas por ondas de rádio (voos não tripulados, em uma tecnologia semelhante à aplicada nos drones).

A empresa garante que, ao final da etapa de ajustes, o veículo será mais seguro do que as aeronaves convencionais

Inventividade

Além da hoverbike, o inglês de 37 anos também é autor das seguintes façanhas:

  • um propulsor especial para o seu scooter, lançado em março de 2010, capaz de lançar chamas com até 4,6 metros de comprimento em pleno ar. Furze acabou sendo preso pela Polícia de Lincolnshire alguns dias depois, acusado de transformar um veículo automotor em arma potencialmente letal. Uma curiosidade: a scooter turbinada só decolou na terceira tentativa. Na primeira, houve falha de ignição; na segunda o veículo sofreu um incêndio;
  • um sistema pneumático que permite simular a abertura das garras retráteis de Wolverine, personagem dos quadrinhos e do cinema. O vídeo, também postado no Youtube (em maio de 2014), recebeu três milhões de visualizações apenas na primeira semana.