Hotéis curiosos pelo mundo

Em lugar dos convencionais apartamentos de hotel, os turistas podem escolher algumas experiências baratas e diferentes, a maioria delas para pessoas bem-humoradas e despojadas: é para elas, e também para quem tem pouco dinheiro no bolso, que alguns empresários originais criaram os hotéis mais curiosos do mundo.

Vida na estrada

Uma boa opção para quem quer se hospedar de forma original é transformar a viagem em estadia. O Exploranter é um hotel carreta que faz viagens por toda a América. A aventura começou há 12 anos, com roteiros pelo Brasil – especialmente o Pantanal Mato-Grossense e a Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. Mas o caminhão já levou turistas para lugares tão inusitados como o Alasca (EUA) e a Patagônia (Argentina).

O hotel é equipado com cozinha que atende até 200 pessoas, 28 camas, 30 poltronas e três banheiros com água quente. Não é para quem zela pelo luxo e conforto, mas para quem não quer perder nem um minuto das férias.

Hora marcada para o check-out

No Hotel Nine Hours, em Kyoto, no Japão, o nome já informa o prazo máximo de estadia: nove horas. São apenas tubos de plástico de dois metros de comprimento, pouco mais de um metro de largura em 80 centímetros de altura. O hóspede pode dormir, ouvir música, ver TV (com fones de ouvido) e ajustar a intensidade da luz, tudo isto sem trocar de posição (o que é praticamente impossível).

As diárias custam cerca de 30% do valor de um hotel três estrelas na cidade. Das nove horas, apenas sete podem ser dedicadas ao sono (um alarme sonoro acorda os turistas – ou os moradores locais que perderam o último trem). O restante do tempo é utilizado para a higiene pessoal, nos banheiros coletivos.

Vivendo como um roedor

Que tal descobrir como se sente um hamster engaiolado? Em Nantes, no interior da França, está localizada a Villa Hamster. Os hóspedes podem dormir numa pilha de feno ou num palheiro (instalados num mezanino), comer direto com a boca numa tigela e exercitar-se numa imensa roda.

Os hóspedes podem visitar castelos dos duques da Bretanha, a Catedral de Nantes e as vinícolas da região. A cidade é pequena e muitos passeios são feitos a pé, em trajetos de apenas cinco minutos.

Preservando a natureza

Ele serve para hospedagem e também é um convite à reflexão. O Hotel Corona Save The Beach, em Minorca, uma ilha espanhola no Mediterrâneo, foi totalmente construído com lixo recolhido por voluntários nas praias de diversos países europeus.

O local a ser limpo é escolhido por votação virtual, realizada pelo site www.coronasavethebeach.org. Os internautas europeus também podem enviar vídeos de locais degradados, para concorrerem à faxina. Ao final da escolha, um dos votantes é sorteado para conhecer o hotel e pernoitar num dos quartos. O hotel fica aberto à visitação durante o dia.

No ar, no mar, na terra

Em Otorohanga, na Nova Zelândia, um hotel instalado no Woodlyn Park satisfaz a imaginação dos turistas, que podem dormir num navio, avião ou trem. A paisagem simula um porto, pista ou estação ferroviária. O hotel recebe convenções de grandes empresas, que incluem palestras do folclórico proprietário do parque, Billy Black.

Para os turistas comuns, Billy Black conta histórias sobre a cultura maori e ciceroneia passeios pela fazenda. Os hóspedes também podem tosquiar ovelhas. O hóspede também pode optar por ficar numa casa de hobbit (personagem de “O Senhor dos Anéis”).

Existem muitos outros destinos curiosos. Turistas podem hospedar-se em cavernas da Capadócia (Turquia) ou nas montanhas Ozark, no Arkansas (EUA). Outra escolha são os hotéis de gelo, instalados todos os anos na Suécia, Finlândia, Noruega, Suíça, Áustria e Andorra.

Móveis e paredes, além de pratos e copos, sao feitos de gelo e neve. Mas é preciso escolher a baixa temporada: quase todos os hotéis se derretem quando chega o verão.