História e curiosidades sobre o Jogo do Bicho

Deu porco? Agradeça ao barão Drummond, que para sua sorte possuía um zoológico e tinha medo de falir.

Quem diria que um jogo atualmente tão popular e acessível como é o jogo do bicho foi criado para divertir a alta sociedade carioca e salvar um ricaço que morria de medo de falir? Mas foi bem assim. O ricaço em questão era o barão João Batista Vieira Drummond (o senhor da imagem acima), que andava triste e cabisbaixo, pois o Brasil havia sido proclamado República e ele perderia as benesses que desfrutava por ser amigo de Dom Pedro II.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O cara tinha muita grana, muita mesmo, ainda assim estava preocupado porque o único investimento que ele possuía era um zoológico na Vila Isabel, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. E ele queria um jeito fácil e rápido de ganhar dinheiro sem suar muito a camisa.

Sabendo disso, um mexicano conhecido seu de nome Manuel Zavala, sugeriu que ele investisse em um jogo inspirado em outro semelhante e de origem cambojana, no qual cada visitante do zoológico receberia um papel com o palpite de um bicho, que participaria de um sorteio. Parece bobinho, né? Mas a graça estava no fato de que o ganhador reberia em dinheiro uma quantia muito maior à que havia sido paga no ingresso.

Ganhava a pessoa que tivesse o bilhete com o nome e o desenho do bicho que estava no quadro colocado no alto de um mastro, que ficava logo na entrada do estabelecimento, e que era revelado apenas no final do passeio.

E foi assim que no dia 3 de julho de 1892 surgiu o Jogo do Bicho, que hoje é considerado ilegal (quem tem chalé de jogo ou mesmo quem aposta pode ser indiciado como contraventor), mas já chegou bem perto de ser legalizado em vários momentos, dependendo do quão isso era conveniente politicamente em cada época.

Mas o que mais intriga é a forma como o jogo do bicho está entranhado no imaginário popular. O jogo, que foi sendo modificado com o tempo, passou a associar números (dezenas, centenas e milhares) aos bichos, e passou a ser extremamente relacionado ao palpite, aos sonhos e ao inconsciente. Quem nunca ouviu dizer que a avó sonhou com uma vizinha fuxiqueira, resolveu jogar na cobra e ganhou? Ou de um vizinho que ficou impressionado com uma determinada placa de carro, decidiu apostar no palpite e levou uma pequena bolada? Há quem defenda a ideia de que somente com um palpite ou sonho verdadeiro, e não apenas sorte, é possível sair vencedor.

Intrigante, não é? Veja abaixo alguns das intepretações feitas para sonhos e palpites mais curiosos para o jogo do bicho.

Sonhar com abacaxi: Força e esperança no futuro. Para as jovens solteiras, um casamento à vista. Bicho CARNEIRO – Grupo = 7 – Dezena = 26 – Centena = 526 – Milhar = 8526

Sonhar com cabelo: Doença mental na família. Possível assinatura de um documento importante. Grandes alegrias com os filhos em idade escolar. Bicho CAMELO – G = 8 – D = 32- C. 632 – M = 5632

Sonhar com fogo: Sorte no jogo, tanto maior quanto intenso for o fogo. Queimar-se com fogo: problemas sérios dentro em breve, envolvendo escrituras e documentos bancários. Cautela com fósforos, isqueiros, etc. Bicho PAVÃO- G = 10 – D = 74- C. 074 – M = 2074.

Sonhar com galinha: Ver uma ciscando: bom sonho; boas notícias a caminho, visita de parente distante. Galinha preparada: falsos amigos preparando traição.

Bicho ELEFANTE- G = 12 – D = 46 – C = 846 – M = 4846

Sonhar com maçã verde: Desgostos com parentes e amigos, alguma intriga, alguém com inveja. Madura: bom presságio e melhoras em questões de dinheiro.

Bicho CABRA- G = 6 – D = 21 – C = 221 – M = 3221.

Sonhar com sanfona: Tocar uma: dificuldades superadas. Ver alguém tocar uma: amor correspondido. Bicho GALO – G = 13- d.51 – C = 351 – M = 0351.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.