Hipotireoidismo – Verdades e mentiras

Todo mundo tem tireoide, ela é uma glândula que fica abaixo do “pomo-de-adão”. Sua função é regular órgãos como o coração, cérebro, fígado, rins. Também é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironima) e o T4 (tiroxina).

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Segundo os especialistas, a tireoide atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescente, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Muito se fala sobre o hipotireoidismo (doença que ocorre pelo descontrole hormonal da tireoide), separamos uma lista de verdades e mentiras para você poder tirar suas dúvidas:

1- Muitas pessoas acham que por causa do hipotireoidismo elas engordarão muito. Há poucos casos que sim, mas na maioria das vezes não. Quando o paciente realiza a reposição hormonal há um equilíbrio que facilitará no emagrecimento.

2- Hipotireoidismo causa depressão. Metade dos pacientes que têm hipotireoidismo apresentam sintomas de depressão e um terço deles por ter a depressão tem a disfunção. Os hormônios tireoidianos agem em áreas do cérebro que são importantes para o humor.

3- Muitos acham que o hipotireoidismo é uma doença feminina. Isto é falso, ele pode atingir ambos os sexos e todas as idades. As mulheres acima dos 40 anos, estão entre as mais vulneráveis a ter a doença. Já os homens é comum depois dos 65.

4- O hipotireoidismo pode causar impotência sexual, os hormônios podem causar a diminuição do libido e a diminuição na quantidade de espermatozoides.

5- O desempenho físico de uma pessoa com hipotireoidismo pode ser diminuído por causa da doença. A pessoa funcionará mais lentamente tanto fisicamente como intelectualmente. A reposição hormonal reverte estes sintomas.

6- A alimentação não pode controlar o hipotireoidismo. O que ocorre é que alguns alimentos ajudam a pessoa a se sentir menos inchada ou cansada. Mas o tratamento médico é necessário.

7- Mulheres com esta doença podem engravidar normalmente. Mas é muito importante que a doença esteja sendo tratada, porque se não houver controle o hipotireoidismo pode causar parto prematuro, sequelas no bebê e até aborto.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

  • ola tenho ipotiroidismo e tenho muitas duvidas a respeito dessa doenca.tem dias que eu nao tenho vonto….ade de fazer nada,fico muito desanimada nao tenho pasciencia com meus filhos,tomo levotiroxina;fluoxicetina e diazepam gostaria de saber se esses sao os medicamentos certos para o meu tratamento me respondam por favor preciso muito de ajuda obrigad

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.