Hipotireoidismo: O que é, sintomas e tratamento

Aos 34 anos, Ronaldo Fenômeno decidiu encerrar sua carreira atribuindo sua aposentadoria imatura as diversas contusões e ao hipotireoidismo, doença identificada quando ainda estava jogando na Europa. Agora ficam as perguntas: O que é hipotireoidismo? Quais os sintomas e tratamentos?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Então vamos lá…

O que é hipotireoidismo?

É a diminuição da produção dos hormônios da tireóide. Ocorre mais freqüentemente nas mulheres e em pessoas de mais idade. Tem uma característica familiar, atingindo vários membros da mesma família.

Quais os sintomas do hipotireoidismo?

Os hormônios da tireóide são importantes para regularizar o funcionamento de todos os órgãos do corpo humano, e por este motivo são vários os sintomas do distúrbio:

– Cansaço em excesso e desânimo em excesso;
– Dificuldade em raciocinar;
– Sensação de frio em excesso;
– Inchaço nas pernas e ao redor dos olhos;
– Irregularidade nas menstruações;
– Cabeços quebradiços e pele seca;
– Batimentos cardíacos lentos;
– Aumento do colesterol;
– Ganho de Peso.

Qual o tratamento para hipotireoidismo?

Já que o distúrbio se caracteriza pela falta de hormônio da tireóide, o tratamento é feito através de reposição hormonal, em forma de comprimidos.

Normalmente, em final de duas semanas, o paciente já começa a sentir melhorias.

O remédio comumente utilizado é a levotiroxina, que deve ser tomada todos os dias, pela manhã, para “imitar” a produção natural do hormônio.

Hipotireoidismo e Ronaldo

No caso do Ronaldo, segundo o jogador a doença não poderia ser tratada, já que a reposição hormonal poderia ser caracterizada como doping. Papo furado, balela, acontece que o hormônio utilizado no tratamento é o mesmo que a tireóide produz, ou seja, não teria como ser pego no antidoping.

Creio que havia também uma certa “preguiça” e estimulo em continuar jogando futebol. A doença por si só, não seria o único motivo para Ronaldo deixar o futebol e nem para ter engordado tanto.

Apesar de um dos sintomas do hipotireoidismo ser o aumento do peso, em média de 03 a 05 quilos, Ronaldo teve um aumento muito mais significativo, já demonstrado há alguns anos que ele não se preocupava com sua condição física.

Fonte: portalendocrino.com.br

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.