Hipertrofia Muscular

Conceitualmente, a hipertrofia é o aumento das funções celulares dos músculos, ou seja, o aumento das células e órgãos. Em poucas palavras, a hipertrofia é resultado de um treinamento específico de uma qualidade física, que podem ser braço, perna, abdômen, panturrilha ou ombro.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

No caso da hipertrofia muscular, muito se fala sobre este tema, pois alguns esportistas e também atletas fazem intensivos exercícios para se tornarem “bombados”. Ao passo que o atleta exercita os músculos do corpo de acordo com uma série específica, naturalmente ocorre a hipertrofia. Porém se o exercício for cessado, a célula volta ao aspecto normal e a hipertrofia desaparece.

Além deste tipo, existe também a hipertrofia fisiológica e a patológica. No caso da primeira, alguns órgãos e tecidos, cuja atividade também depende de alguma estimulação nervosa. Um exemplo é durante o período da gravidez, que a musculatura uterina pode aumentar e diminuir. Já a hipertrofia patológica pode aparecer em consequência de estímulos variados, como por exemplo a hipertrofia do miocárdio, que ocorre quando o coração e a parede cardíaca aumentam, devido a alta pressão ou pelo volume do sangue.

Para que ocorra a hipertrofia, o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares, além das células devem ter suas organelas e sistemas enzimáticos íntegros, por isso células lesadas não podem se hipertrofiar.

Contudo, a capacidade de hipertrofia é diferente caso a caso, pois para cada organismo e tipo de célula, é necessário diferentes estímulos. Estudos comprovam que em alguns casos o estímulo da hipertrofia provoca também um aumento do material genético, podendo haver poliploidia ou multiplicação celular e causar até a morte celular.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.