Hipertensão: Dicas para controlar a pressão alta

Estudos indicam que 25% dos brasileiros têm problemas com pressão alta. Confira algumas dicas para controlá-la.

A hipertensão ou pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos. Qualquer pessoa que tenha pressão igual ou superior a 140/90mmHg sofre de hipertensão. A doença sobrecarrega o coração e pode provocar danos à visão, rins e cérebro, mas algumas atitudes simples podem manter a pressão sob controle. Vamos verificar as principais dicas de especialista para controlar a pressão alta.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Cheque a pressão mensalmente. Mesmo quem não tem problemas de pressão alta deve adotar esta medida preventiva. Para isso, é preciso estar descansado, evitar fumo e café por uma hora e esvaziar a bexiga. Enquanto a pressão está sendo medida, o paciente precisa ficar quieto.

Evite o aumento de peso. A gordura acumulada no corpo está diretamente relacionada à pressão arterial. Quanto mais gordura, especialmente a localizada no abdômen, mais alta será a pressão. Sal em excesso também provoca pressão alta. A quantidade ideal de sal diária é uma colher de café. Diminua a ingestão de gorduras saturadas e elimine as gorduras trans. Não é preciso cortar a carne vermelha, apenas optar pelos cortes mais magros, como filé mignon e músculo. Inclua suco de uva, cereais integrais, nozes e sal light na sua dieta.

Pare de fumar e reduza a ingestão de álcool. O cigarro é um dos principais fatores de risco para doenças coronarianas. A ingestão moderada de bebidas alcoólicas não é maléfica, mas o abuso causa pressão alta.

Relaxe. Preocupações constantes levam à estafa, que pode elevar a pressão. Dedique alguns momentos do dia à meditação, evite situações que você reconhece serem estressantes e mantenha o controle das suas emoções.

Pratique exercícios. Pessoas sedentárias apresentam cinco vezes mais riscos de hipertensão que pessoas ativas. Além disso, exercícios regulares ajudam a combater o sobrepeso e liberam neurotransmissores relacionados ao prazer, o que confere sensação de bem-estar.

Não tome remédios sem consultar um médico. O cardiologista só irá receitar um medicamento após uma bateria de exames, que será específico para a sua condição de saúde. O remédio que melhorou a hipertensão do vizinho pode ser totalmente contraindicado para você. A contrapartida também é verdadeira: se o médico receitou um remédio, tome-o conforme as prescrições.

A pressão alta não tem cura. Uma vez diagnosticada, o paciente precisa se submeter a exames regulares para verificar se o problema está controlado ou se são necessárias outras medidas terapêuticas. Não brinque com a sua saúde.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.