Himalaia, a mais alta cordilheira do mundo

O Himalaia é uma cadeia de montanhas, ou cordilheira, que está localizada entre cinco países, entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira compreende cinco países: Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão. É a mais alta e famosa cordilheira do mundo. O nome Himalaia tem sua origem no sânscrito e significa “morada da neve”. É o lar dos picos mais altos do mundo. O Monte Everest, com 8848m, e o K2, com 8611m. Somente para se ter uma idéia, fora do Himalaia, o Aconcágua é o pico mais alto, com 6962m, enquanto no Himalaia 100 picos registram altura superior a 7200m.

Sabe-se hoje que o Himalaia surgiu de um evento natural, consistindo na colisão continental de placas tectônicas. A colisão se iniciou há setenta milhões de anos, quando a placa Indo-Australiana moveu-se rumo ao norte e colidiu com a placa Eurásia. Há cinquenta milhões de anos a placa Indo-Australiana já havia se estabilizado. Contudo, a placa continua a movimentar-se na horizontal por debaixo do planalto do Tibete, forçando a estrutura. Em suma, o Himalaia continua a crescer devido aos mesmos eventos que o formaram, se movendo 67mm por ano. Assim, nós próximos dez milhões de anos, o Himalaia avançará 1500km em direção ao interior da Ásia. O movimento da placa indiana contra a placa asiática faz dessa uma região sismicamente muito ativa, com terremotos de violência catastrófica.

É uma região inóspita, muito fria, com pouca vegetação, frequentes ventanias e seca. Os lagos e as demais bacia hidrográficas são alimentadas pelo derretimento das geleiras que se encontram a 5000m de altura. Nos últimos anos tem-se notado o derretimento sistemático das geleiras em decorrência das alterações climáticas. Segundo o relatório do comitê para assuntos climáticos das Nações Unidas, as geleiras que desaguam na maioria dos rios da Ásia podem desaparecer, e Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Mianmar, poderão sofrer com inundações e estiagens.

Relacionados