Herpes: Sintomas e tratamento

O herpes é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus herpes. A infecção acomete homens e mulheres. A prevenção e o cuidado durante as relações sexuais são a melhor maneira de evitar este problema. Conheça os sintomas e os tratamentos para a doença.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

São dois tipos de vírus herpes que causam a doença (HSV-1 e HSV-2), mas a maior parte dos casos de herpes genital é causada pelo tipo 2, principalmente em mulheres.

Grande parte das pessoas não têm sintomas da infecção. Quando há sintomas, no entanto, aparecem bolhas nos genitais e no reto. As bolhas resultam em feridas, que podem demorar até quatro semanas para sumir. Estas erupções podem aparece depois de alguns meses. Pacientes com herpes também podem ter quadros de febre.

O HSV-2 é comumente encontrado nos casos de herpes genital. Já o HSV-1 é mais comum em infecções na boca e nos lábios. Por nem sempre apresentar sintomas, muitas pessoas não sabem que estão infectadas e acabam transmitindo a doença, mesmo sem haver erupções aparentes.

A doença não tem cura, mas tem tratamento, que deve ser contínuo. O tratamento é feito com antivirais, que evitam a proliferação da doença no corpo. Há também medicamentos em gel para aplicar nas erupções causadas pela herpes.

Quando houver suspeita da doença é imprescindível comparecer ao médico para que ele possa dar o diagnóstico correto. Procure se consultar periodicamente, para fazer exames de rotina. Esta é a melhor maneira de descobrir a doença, quando ela não está manifestada.

O melhor método de prevenção é evitar a promiscuidade sexual, pois até mesmo o preservativo (feminino ou masculino) não garante segurança total para evitar a transmissão do herpes durante a relação sexual.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.