Hacker e Cracker – quais as diferenças?

“Hacker” e “cracker” são duas palavras que estão se tornando, cada vez mais, comuns no dia-a-dia. O que muita gente não sabe é que pode se tratar de duas coisas bem diferentes.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Tanto os hackers quanto os crackers são pessoas que possuem um grande domínio da utilização de sistemas e linguagens de programação. Foram alguns dos próprios praticantes de “hacking” que decidiram diferenciar “hacker” de “cracker” para que não houvessem mal entendidos quanto ao tipo de ação que cada um realiza. A diferença entre um hacker e um cracker está na maneira como cada um faz uso desse conhecimento.

Os hackers, hoje, trabalham, geralmente, para empresas testando os seus recursos de segurança. Após instalado um sistema de segurança em um site de uma determinada empresa, um hacker é contratado para tentar invadir esse sistema fazendo uso de seus conhecimentos em informática. Algumas pessoas, até mesmo, intitulam esse tipo de hacker de “hacker ético” devido ao trabalho que estes prestam na sociedade.

Os crackers, até há algum tempo atrás, eram uma subdivisão dos hackers. Eram chamados de “crackers” aqueles capazes de “quebrar” senhas de acesso, entrando em qualquer tipo de sistema. Entretanto, para diferenciar o ético do não-ético, o termo “cracker” tem sido aplicado àqueles indivíduos com alto conhecimento de informática e que se utilizam deles para invadir computadores e roubar informações em benefício próprio ou de outrem. Por outro lado, existem crackers que atuam na internet com o intuito de beneficiar muitas pessoas – alguns deles, por exemplo, atuam na decodificação de produtos e programas para que estes possam ser usados sem restrição por todas as pessoas.

Entretanto, ainda há muita dúvida e desconhecimento a respeito. As informações são confusas e desconexas entre si, o que gera uma onda de ignorância perigosa. Quando o assunto trata de algo que muda tão rápido como a internet, é importante manter-se sempre informado de fontes variáveis para que não haja julgamentos precipitados.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.