Gravidez Canina – Sintomas

Gravidez Canina, saiba o que é e como saber quando sua cadela está grávida.

O amor que sentimos pelos nossos animais requerem diversos cuidados que vão desde o nascimento, quando devemos observar todas as vacinas, o tipo de ração ou a agressividade do animal com relação a outros cães ou mesmo com as pessoas, até o fim da vida. A medida que nosso bichinho vai crescendo, devemos observar cada fase dele e a gravidez canina é um desses momentos que requerem uma atenção muito especial para evitar possíveis transtornos, seja para o animal ou seja para seus donos.

Gravidez Canina   Sintomas

 

Como saber se a cadela está grávida

Para saber se sua cadela está grávida você pode usar a palpação, que é a simples técnica de ir apalpando a barriga de seu animal até verificar se ela realmente está grávida. Em casos onde não é possível se verificar dessa forma, usa-se a ultra sonografia, onde o veterinário irá saber com certeza se ela está ou não de fato grávida. É importante lembrar que você não conseguirá verificar se de fato ela está grávida logo após ela cruzar, pois a gravidez canina só é perceptível nos últimos 20 ou 30 dias da gestação.

Sintomas que indicam a gravidez da cadela

Além das formas já indicadas anteriormente (palpação e ultra sonografia), é possível perceber não apenas as mudanças físicas, mas também questões de comportamento.

A cadela grávida geralmente passa a ter menos fome, recusando comida e não comendo a ração na mesma proporção que fazia isso. Outro sintoma bastante comum é a temperatura corporal que irá baixar, além da sua mama ficar mais inchada. Um aspecto comportamental bem visível no momento em que está chegando próximo ao parto é a cadela começar a “fazer um ninho”, procurando o local mais adequado e confortável para ter seus filhotes, ficando muito inquieta nesse momento.

Cuidados da gravidez canina

Quando você souber de fato que sua cadela está grávida, deverá tomas as devidas precauções para evitar complicações. O primeiro cuidado a se tomar é a ração que não só deverá ser aumentada, mas também deverá ser de boa qualidade. Uma boa dica é a substituição da ração comum pela ração de filhotes, pois esse tipo de alimento possui um valor mais alto de cálcio, que é muito necessário para a cadela na gravidez, mas que em excesso pode prejudicar a saúde do animal.

Outra questão é com relação ao banho, que não há restrição, mas que deve ser no máximo até 1 semana antes do parto. Porém se ela estiver muito agitada, diminua a quantidade de banhos. Isso porque o banho é uma situação estressante para o animal e qualquer situação desse tipo deve ser evitada, como por exemplo, viagens com o seu animal.

A vacinação é proibida durante a gestação, por isso se atente a realizar todas as vacinas antes do acasalamento.

Os cuidados na hora do parto não são tão necessários, pois, o próprio instinto do animal faz com que ela faça tudo sozinha, apenas atente-se para o local, definindo que ele seja bem abrigado e sem correntes de ar. Procure sempre isolar ela de outros cães.

Outras informações a gravidez canina

- Não faça nada por conta. Sempre faça o acompanhamento do início ao fim da gestação com um veterinário de sua confiança;

- A gestação total varia de raça para raça e também vai depender do número de filhotes, mas em média ela dura em torno de 58 a 62 dias. Quanto menor a raça, menos
filhotes, menos tempo gestação.

- Não medique de forma alguma seu animal, isso poderá ocasionar uma má formação no feto;

- O terceiro cio é o ideal para fazer a primeira cruza de sua cadela, pois este é o momento em que o aparelho reprodutor dela está completamente formado.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

    Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.