forbrukslån | billig forbrukslån med lav rente | refinansiering

Frituras menos prejudiciais à saúde

Fritura é a forma de cozimento mais nociva à saúde. Mas existem formas de deixá-la menos prejudicial.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que nenhum alimento, por si, é prejudicial à saúde. A forma de prepará-lo e a quantidade e frequência com que são ingeridos são os fatores que determinam quem são os vilões do cardápio.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Uma fritura inadequada é aquela em que os alimentos preparados ficam encharcados de gorduras, substâncias muito energéticas e de difícil digestão. O que determina esta saturação é o grau da fritura. Óleos submetidos a temperaturas acima de 190°C começam a se decompor e este processo gera uma substância que vai irritar o estômago e o intestino. A decomposição também produz acroleína, que agride as vias respiratórias e a mucosa gástrica.

A fritura transforma gordura insaturada em gordura saturada, que está relacionada a diversas doenças, como hipertensão e doenças cardiovasculares. Sobrepeso e obesidade também podem ser decorrentes da ingestão de frituras em excesso.

Para fazer uma fritura menos prejudicial, deve-se optar por óleos de milho, girassol ou canola, fontes de ômega 3 e 6. Deixe o óleo atingir a temperatura ideal, porque isto formará uma película em torno do alimento, que impedirá a perda de nutrientes. O alimento deve ser bem seco antes de ser mergulhado, já que as gotas d’água influem na degradação do óleo.

O uso do azeite ameniza os fatores prejudiciais das frituras, porque ele mantém suas qualidades em temperaturas até 220°C, mas o preço é bem mais alto que o dos óleos vegetais, o que é um impeditivo para muitas famílias.

A hora de trocar o óleo é quando ele muda seu cheiro e cor, quando forma uma espuma branca ou começa a soltar fumaça. Normalmente o óleo não pode ser usado depois que qualquer dessas características apareça. A cada nova reutilização, a temperatura de decomposição fica mais baixa.

Seque as frituras em papel absorvente. Depois da refeição, esqueça a frigideira por alguns dias. Existem formas mais saudáveis de cozimento: grelhar filés e bifes, cozer legumes no vapor, cozinhar em água e depois apenas saltear com um fio de azeite, são opções melhores para sua saúde, além de realçar o sabor.

Uma dieta equilibrada traz inúmeros benefícios, e um deles é que, com a saúde em dia, podemos nos entregar a uma porção de batatas fritas sem medo nem remorso.
Depois de preparado o alimento, deixe o óleo esfriar, coe-o e recolha numa garrafa pet, para encaminhar à reciclagem. A natureza agradece, e o encanamento da sua cara também.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.