Florais de Bach

Manipulados com técnicas de homeopatia, os florais de Bach têm indicações específicas para diversos estados mentais, mas ainda não há muitos estudos comprobatórios de sua eficácia. No entanto, podem funcionar como apoio psicológico. Em 2006, a Revista Brasileira de Farmacognosia publicou o artigo “Avaliação dos efeitos centrais dos florais de Bach em camundongos através de modelos farmacológicos específicos”, que sugere que os efeitos não são apenas psicológicos. Farmacognosia é o ramo Da Farmácia que estuda as propriedades medicinais do vegetais.

Dr. Bach teve de passar por uma cirurgia e os colegas afirmaram que ele não teria mais que três meses de vida. Ao passar por esta experiência, o pesquisador praticamente isolou-se no laboratório, totalmente dedicado à pesquisa. Curou-se em pouco tempo.

Essências extraídas de plantas extremamente diluídas, os florais de Bach foram criados pelo médico inglês Edward Bach, patologista, bacteriologista e especialista em saúde pública. Os primeiros medicamentos do Dr. Bach foram nosódios intestinais, indicados para diarreia, cólicas e sangramentos, mas em 1930 abandonou Londres e, no País Gales, começou a pesquisar os primeiros compostos extraídos de plantas.

O médico dividiu as essências em sete grupos, de acordo com os sintomas dos pacientes: medo, insegurança, desinteresse, isolamento, desânimo, pessimismo e preocupação excessiva. Estes sintomas seriam causados pelos sete defeitos do ser humano: orgulho, gula, cobiça, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância e instabilidade mental, que seriam os reais causadores das patologias. Ao todo, Dr. Bach criou 38 essências.

Os florais de Bach teriam a capacidade de reequilibrar o campo energético, reconduzindo à saúde integral. A técnica consiste em dinamizar os sete caminhos para o equilíbrio emocional: esperança, fé, alegria, paz, sabedoria, certeza e amor. Os florais agem no campo emocional, que seria responsável por um grande número de doenças, inclusive físicas.

As essências florais de Bach são preparadas a partir de flores, arbustos e árvores, acrescidas de água e conhaque (em dose mínima). A opção para os abstêmios, alcoólatras em tratamento e portadores de doenças do fígado são os florais diluídos em vinagre natural de maçã. Em cada composição, são usadas de uma a seis essências diferentes. Em geral, não há contraindicação para o uso de florais concomitante a medicamentos alopáticos ou homeopáticos.

Os florais de Bach são receitados por psicólogos e médicos e podem ser encontrados em farmácias homeopáticas e de manipulação. O uso deve ser acompanhado da adoção de medidas saudáveis, como exercícios e alimentação balanceada. Alguns sites da internet oferecem os produtos, mas é preciso checar a credibilidade.

Existem outros tipos de florais disponíveis no mercado, alguns deles mais ligados a seitas holísticas. Faça uma pesquisa para ver se eles podem ser úteis.