Flamengo é pentacampeão ou hexacampeão brasileiro?

Esta é a grande polêmica do futebol neste momento. O Flamengo é pentacampeão ou hexacampeão do Brasil?

Para a CBF e a FIFA o Flamengo é penta, para os torcedores e a impressa o Flamengo é hexa. Mas quem está certo?

[ Camisas do Flamengo – Os melhores preços ]

Vamos relembrar um pouco a historia do nosso futebol.

Em 1987, a Confederação Brasileira de Futebol estava com problemas financeiros e anunciou que não realizaria o Brasileirão daquele ano. Os treze maiores clubes do Brasil na época (Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco da Gama) fundaram o Clube dos 13. Pretendiam fazer um campeonato entre eles.

Após algumas brigas, a CBF entrou em acordo com o Clube dos 13 e juntos criaram a Copa União. Acontece que após o inicio do campeonato, a Confederação resolveu mudar as regras. A Copa foi dividida em quatro módulos. O verde com os 13 maiores clubes, além de Coritiba, Goiás e Santa Cruz, considerado primeira divisão junto com o módulo amarelo. E os módulos: azul e branco, como se fosse à segunda divisão.

Com esta nova regra, a CBF determinou que o campeão e vice do módulo verde e da amarela se enfrentassem em um quadrangular final. No final do ano 1987, os quatro finalistas foram: Flamengo, Internacional, Sport e Guarani.

Discordando do regulamento, o Flamengo e Internacional, com o apoio do Clube dos 13, resolveram não disputar o quadrangular, fazendo uma final paralela em que o time carioca foi campeão. Do outro lado, o Sport e Guarani disputaram o quadrangular, ganhando por WO dos dois times do módulo verde. Em seguida o Sport ganhou na final sendo declarado campeão brasileiro de 1987 pela CBF.

Nos anos seguintes, o ocorrido foi levado à justiça comum, sendo declarado novamente o Sport campeão de 1987, sem possibilidade de recurso.

Chegamos em 2009 e o rubro-negro carioca é campeão mais uma vez, levando a tona todo o enrosco de 22 anos atrás. O Flamengo é pentacampeão ou hexacampeão?

Enfim, o Flamengo é pentacampeão segundo as entidades maiores do futebol brasileiro e mundial, além da justiça brasileira. Já para os flamenguistas…

… A polêmica não tem fim.

Gostaria de saber sua opinião. Para você o Flamengo é penta ou hexa brasileiro? Comente.

Obs 1. Qualquer comentário ofensivo ou com palavrão será deletado. Educação é bom para todos, inclusive para os flamenguistas. Concorde ou discorde, mas seja educado e saiba argumentar. Obrigado.

Obs 2. Não estou afirmando nada, para mim é indiferente se o Flamengo é penta ou hexa. Tanto faz.

Atualização 15/04/2010:

#FIMDEPAPO: A Taça das Bolinhas é do São Paulo. Para a CPF, o Flamengo NÃO é hexa.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

122 comentários

  1. joel escreveu:

    acho q o flamengo é hexa pois em 1987 o clube dos treze o mandante da copa união disse q o fla era campeão e o inter segundo e a cbf não tem direito de declarar nada que não mandam e ca pra nois o spor t é time de série b

  2. joel escreveu:

    acho q o flamengo é hexa pois em 1987 o clube dos treze o mandante da copa união disse q o fla era campeão e o inter segundo e a cbf não tem direito de declarar nada que não mandam e ca pra nois o spor t é time de série b e o fla é hexa

  3. Jero prado escreveu:

    PRA FALAR BEM A VERDADE O CLUBES REGATA FLAMENGO É MESMO TETRA PQ EM 2009 O TITULO TEM UM TERÇO DO CORINTIANS E OUTRO TERÇO DO GREMIO….FALA AGORA PRA MIM Q E METIRA KKKKKKK

  4. ROMARIO escreveu:

    UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FRAMENGO

  5. Cortez escreveu:

    Eu tenho certeza que ele é Penta, quem já se viu a CBF e quem diz as regras não o Flamengo!!!

  6. anderson escreveu:

    sou flamenguista mas sou realista flamengao penta….

  7. Paulo Caldas escreveu:

    Ganhou 5? É penta. Quem diz que é hexa não sabe fazer contas. Se o campeonato fosse organizado pelo clube dos treze, eles nem tinham colocado o Sport, diga-se arbitrariamente.
    O Futebol é nacional e assim agiu a CBF e os clubes entenderam, mas não aceitaram. Achavam que o cruzamento sería fácil. Só que, no final viram o risco de perder o título, pois sabiam que do outro lado tinha um time muito forte. Aí caíram no maior erro da sua história. CORRERAM. Deviam ter ido lá, respeitado as regras e mostrado a sua superioridade no gramado. O torcedor do Flamengo não deveria perder tempo e se humilhando atrás de um título que nem sequer disputou. Deveriam sim, estar envergonhado de quem viveu aquelo momento. Jogadores, comissão técnica, diretoria e presidência. Parabéns ao Sport e ao Guarani. Lamento pelo Flamengo e pelo Internacional. 5=5.

  8. JOSÉ ODORICO DE MORAES NETO escreveu:

    ASSESTÍ OS JOGOS FINAIS.O TIME DO SPORT ERA MUITO MELHOR QUE O DO FLA.O FLAMENGO SABIA QUE NÃO LEVARIA A MELHOR; PRA SE SAIR NUMA BOA ACHOU POR BEM AMARELAR FOI FEIO. E OLHA QUE SOU SANTA DE MIROBALDO, GIVANILDO,SALIM,DIDICA, GRANDES CRAQUES DO ARRUDA.

  9. vinicius escreveu:

    flamengo é hexa caralho esses viados capetas desses são paulinos querem roubar essa porra que merda é essa o flamengo levantou a taça das bolinhas e esses bambis querem tomar que buceta

  10. Bruno escreveu:

    o flamengo é hexa sim, se não ia ter que jogar comtra o vasco quando ganhou na primeira e o vasco na segunda, isso nao tem nada a ver

  11. neivaldo escreveu:

    No Brasil ainda tem justiça, o caso é transitado e julgado em última instância, q dá ao Esporte de Recife, o título de campeão. Vamos ganhar o título em campo, não dado como o último, ou, tentar surrupiar um.

  12. Mariana escreveu:

    Eu sou Flamenguista s2
    eu nem ligo pra que vocês falem Fluminense , Vascainos , Botafoguense , Paulistas …
    eu sei que nada e nem ninguem mudara , pode ser hexa ou penta não me importo sendo o melhor timo do mundo ta otimo pra mim !
    esse negorcio aí o flamengo nem é obrigado a jogar com times da 2 divisão até porque é obrigatorio jogar com os da 1 divisão se ele jogasse e perdesse o sport subia pra 1 roubaria o lugar dele e como agente ficava ?
    entaum eu sou assim curta e grossa FODA-SE vocês o melhor time é o mengão s2

    FLAMENGO ATÉ MORRER ♥

  13. FRED escreveu:

    EU SOU RUBRO NEGRO DE CORAÇÃO,MEU TIME PODE SER PENTA OU HEXA… MAS ESSA GATA AE PROVA QUE AS FLAMENGUISTAS SÃO AS MAIS GOSTOSASSSS!!!! TE AMO MENGÃO!!!!!!!!

  14. Sorley Lima escreveu:

    No início de fevereiro deste ano de 2011 , o São Paulo, então considerado oficialmente o primeiro clube a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977,1986,1991, 2006 e 2007), recebeu da Caixa Econômica Federal, criadora do troféu, a Taça de Bolinhas. No mesmo mês, no entanto, a CBF reconheceu o Flamengo como legítimo campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. O clube pernambucano acionou a Justiça, que obrigou a CBF a rever sua decisão, em junho. Os clubes levaram o caso à Fifa, que se julgou incapaz de julgar o caso e deixou a decisão nas mãos da CBF. então pra mim o Mengoo é Hexa sz

  15. artur escreveu:

    ae mengao
    do coraçao

  16. Jean Carlos escreveu:

    Amigos leitores, pra quem gosta ou entende pelo menos um pouco de futebol, sabe que o Flamengo é Hepta! E além de ser uns dos maiores clubes do mundo, possui uma galeria de títulos invejáveis, que digam os pequenos do Rio (rebaixados).>>>>MENGÃO O MELHOR DO RIO<<<<

  17. wagner escreveu:

    que convidar o santa cruz da 2º divisão para completar as 16 equipes do modulo verde, o modulo amarelo era composto pelo guarani vice-campeão em 1986 com o são paulo é só ver as equipes de 1986 que vocês verão as 32 equipes da 1ª divisão como é que eles queriam disputar um campeonato só com 13 equipes e 19 equipes da 1ª divisão ficar de fora,a 2ª divisão tambem foi divida em modulo azul e branco

  18. wagner escreveu:

    o menguinho É penta,pois a 1º divisão era composta por 32 equipes em que foi dividido em 2 modulos verde e amarelo ,13 equipes club do 13 e 16 do modulo amarelo não pertenciam ao club 13,o américa pertencente a 1º divisão recusou a disputar no modulo verde por no comerço ter sido excluído da competição em seu inicio,só o curitiba e goiás aceitarão ficar no modulo verde , com isso tiveram quq

  19. Carry escreveu:

    É hexa! Não importa o que a CBF, FIFA digam, para a nação Rubro Negra, Flamengo é hexa!! Deixa o Sampi segurar a taça das bolinhas um pouquinho, já que sentirá saudade quando o VERDADEIRO dono a pegar!

  20. vanesa escreveu:

    flamngo é hexacampeao.

  21. fabinho escreveu:

    Os bambis meteram a mão nas bolinhas dos flamenguistas.

  22. Sáah escreveu:

    Aff, se ele fosse penta, era pra ser desdo começo ¬¬’ não sei poorp ficar colocando virgula aonde não existe.

  23. henrique escreveu:

    É PENTA, nao tem o que falar, se ele foi tao bom, por que recusou jogar contra o SPORT? nao tem o q falar, ele desistiu.ele sempre foi penta, e agora É oficializado pela cbf

  24. Anonymouss escreveu:

    é penta. Mas com a mulher aí é hexa!!!

  25. urick escreveu:

    Todos esses que estão falando
    que o flamengo não e hexa so pode ser
    vascaino ou botafoguense
    que não ganham nada
    sendo assim não tem logica o
    mengão jogar com time da segunda .
    Ponto final

    • BRUNOTJS escreveu:

      é mesm flaengo ñ só é penta como é medrso e sabe que se jgar contra o sport vai perder de novo como no ultimo jogo de 4 a 1 o urubu gay kkkkkkkkkkk

  26. diego santos oliveira escreveu:

    pra mim o flamengo é hexa campeão. porque não tem logica esse campeonato que organizarão.

  27. KWS escreveu:

    o Sport jogou com os times (timinhos) da 2ª divisão.

    o MENGÃO jogou contra os times da 1ª divisão, e foi Campeão dos times da 1ª divisão !!!
    (o Mengão é 100% 1ª divisão, o que apenas 3 times ainda manteem esse histórico no Brasil)

  28. Alana escreveu:

    Com certeza o FLAMENGO é hexa, a CBM que foi desonesta em mudar as regras no final. O FLAMENGO jogou contra os maiores e ganhou. Entao nao tem necessidade provar nada. oque importa é que tem 6 titulos……..MENGAO HEXA CAMPEAO………….

  29. israel escreveu:

    Bom, pessoal esta conversa de hexa já está sendo ridicularizada pelos torcedores; pois não podemos negar que em 1987 não houve campeonato brasileiro, tendo em vistas que a CBF decidiu não organizar; foi somente ai que entrou em sena os grandes clubes brasileiro e organizaram o clube dos 13, e organizaram a COPA UNIÃO vencida pelo FLAMENGO. A CBF mostrou ser incompetente e depois de mais de 5 rodadas da copa união entrou em sena pra poder ganhar dinheiro, foi somente isso, e a CBF foi ingnorada pelo São Paulo, Flamengo, Inter….enfim por todos os clubes maiores do Brasil.
    Portanto FLAMENGO é 5 VEZEZ CAMPEÃO BRASILEIRO ORGANIZADO PELA CBF, E O ÚNICO DA HISTÓRIA CAMPEÃO DA COPA UNIÃO, totalizando 6 titulos nacionais.

  30. Amanda escreveu:

    –‘
    Dels do Céu. DE ONDE QUE O SPORTE ERA SEGUNDA DIVISÃO?! DE ONDE O GUARANI ERA SEGUNDA DIVISÃO? Só quero que algum cristão me explique!
    Se o guarani (segundo colocado), do modo amarelo era segundona, porque que foi rebaixado? Sendo que no ano anterior, em 1986 eles foram vice-campeão, onde o SÃO PAULO era tricampeão. BANDO DE… kkkk
    Vou falar de novo pros flamenguistas entenderem:
    MODO AMARELO NÃO É SEGUNDA DIVISÃO. GUARANI vice em 86. ACORDA
    PRA SER HEXA TEM QUE SER PENTA PRIMEIRO
    SÃO PAULO É O PRIMEIRO PENTA E ÚNICO HEXA. Bjs

  31. carol escreveu:

    galera o famengo tava brigando pelo hexa mais ele era penta mais com esse titulo de 2009 ele fico hexa e se ele ganhaçe esse da justiça ele ficaria com 7 titulos

  32. Chico escreveu:

    O Flamengo que já perdeu de 11×1 pro Ferroviário do Ceará não tem essa bola toda naum. Sempre com medo de times pequenos e de segunda divisão. Por isso não quis enfrentar, tamanha seria sua vergonha. Flamengo é Penta e olhe lá.

  33. jonata escreveu:

    flamengo e hexa

  34. weny escreveu:

    É E SEMPRE SERÁ HEXA CAMPEÃO

  35. TONINHO escreveu:

    Lógico que é penta,regras são regras,de acordo com CBF,O FLAMENGO não cumpriu tabela para ser campeão,agora não adianta chorar…..seria como faltar de serviço uma semana e no dia do pagamento querer receber o pagamento completo sem descontar faltas ou fazer uma aposta na mega sena,esquecer de jogar(pagar a aposta),ganhar e querer receber….kkkkk,fala sério

  36. fabio escreveu:

    é lógico que o flamengo é penta e não hexa, pois título se ganha jogando, e não no grito, como o caso do flamengo que se recusou a jogar, caso (desistencia), é isso a justiça tambem responde por mim.

  37. Célio escreveu:

    Srs o que ficará para a historia e que o São Paulo foi o primeiro Hexacampeão e até a presente data é o unico, este titulo do flamengo vai virar conversa de buteco, este assunto só poderia ter vindo do RJ, etá povinho aproveitador hein, aprende a trabalhar para ter as coisas !, e para de chorar o pré sal.

  38. Marcello Ribeiro Jr escreveu:

    Essa discussão não tem fim. Mas perguntem aos flamenguistas:

    1) Onde está a taça do campeão de 87? No Rio?
    2) Quem disputou a Libertadores de 88?
    3) O Sport era 2ª divisão em 86?
    4) O campeonato realizado entre os clubes do Clube dos 13 era nacional?

    Respeito o Flamengo, mas isso já passa do ridículo.

    PST!

    Abraços,
    @MarcelloJr

  39. LUÍS CLÁUDIO escreveu:

    Mermão, se o campeonato não é da CBF, então não é CAMPEONATO BRASILEIRO e se não é campeonato brasilieiro, não conta como título do mesmo ! Portanto, o Flamengo é 5X campeão Brasileiro e 1X campeão da Copa União !

    Flamengo é PENTA (e isso somente porque em 2009 o grêmio ENTREGOU o jogo).

    Engraçado que pra efeito de contabilização, os flamenguistas dizem que o campeonato era da CBF mas quando a questão é o WO do Flamengo para o Sport, o campeonato não era de responsabilidade da CBF.

    Não existe DOIS campeões. 1987 é do SPORT !!

  40. marinho escreveu:

    tomará DEUS,que os homens e autoridades do esporte como um todo,corrijam esta injustiça gigantesca,vengonhosa e desonesta com o sport,que por ser até hoje um clube de pouca expressão,financeiramente pobre e sem voz na CBF,tomaram dele o título merecido,acho ser uma vergonha o flamengo colocar mais uma estrela na camisa,só mesmo no brasil que se pode tudo,que se permite tudo,é ridículo esses empresários e cartolas darem só vez aos grandes,se isto fosse na europa,este título do “GRANDE FLAMENGO” iria ser discutido nos tribunais,minha opinião,o timinho do flazinho épenta e lamba os beicinhos,se for jogar na europa com qualquer time,toma de 6X0 molinho.ESTA É A GRANDE VERGONHA DO POBRE FUTEBOL DA POBRE NAÇÃO BRASILEIRA.

  41. cleuder escreveu:

    se o flamengo não é hexacampeão porque até mesmo o tambem hexa são paulo,na epoca como integrante do clube dos 13vootu a favor de titular o flamengo como campeão?fala serio o nosso amigo rafa é q sabe o q dizer, sem comentarios……………………..

  42. rafa escreveu:

    e Desde quando a justiça brasileira vale alguma coisa??? país mais corrupto q esse não tem e vcs ainda tem cara de pau de dizer q o q a justiça diz ta certo… é só analisar os fatos

    na época todos os grandes times concordaram q o flamengo seria o então campeão brasileiro

    o presidente do são paulo q mandava no clube dos 13 foi quem decidiu e agora os são paulinos são os q mais xoram

    não tem nem cabimento o q a cbf inventou como tavam falidos devem ter recebido uma boa grana pra fazer uma caxorrada daquele tamanho

    agora imaginem o time de vcs ficar campeão brasileiro ai a cbf no outro dia vim querer q vc’s joguem contra o campeão da série B?

    o Sport foi campeão da segunda divisão e o flamengo da primeira

    inter e flamengo não disputaram aquilo por decisão de todos os grandes clubes brasileiros

    mas supondo q tivessem se exposto ao ridículo e feito o q a cbfalida queria

    sport teria alguma chance contra o flamengo de zico bebeto renato gaucho etc?

    é claro q não

    os jogadores do sporte naquela época só tinham entrado em estádios como maracanã pra assistir o flamengo jogar pq eles nem passar a bola sabiam
    imagina só
    um timeco de segunda divisão se achar campeão brasileiro sem se quer DISPUTAR A PRIMEIRA DIVISÃO !!!!

    SÓ NO BRASIL MESMO!!!!

    DEPOIS CHAMAM PORTUGUÊS DE BURRO”

    • bruno escreveu:

      então sabixao me diga pq o flamengo nao disputou a libertadores de 88… fala ai sabe tudo… torcedorsinho que nao sabe que o flamerda é penta

    • bruno escreveu:

      time da globo… se a globo quiser o flamengo é campeao novamente esse ano de 2010

  43. ROBSON escreveu:

    FLAMENGO É HEXA PELA FIFA E PONTO FINAL

    • fabio escreveu:

      só no seu mundo a fifa reconhece esse titulo, tais totalmente por fora, não bota coisa que vc nao sabe o que significa e entra no site da fifa antes

  44. AFONSO escreveu:

    SÓ DOR DE COTOVELOS DOS QUE NÃO TORCEM PELO MENGÃO, E EXACAMPEÃO E PRONTO, SE O SPORT FOI CAMPEÃO O FLAMENGO TAMBÉM FOI.

  45. Gustavo Poka escreveu:

    Meus amigos flamenguista estamos perdendo tempo em explicar o que aconteceu em 87. Porque essa situação acontecesse com qualquer outro time do clube dos 13, eles estariam reivindicando o título.Vocês São Paulinos já deixaram de disputar um campeonato brasileiro por não concordarem com as regras da CBF, agora veem falar que a CBF tem competência e é quem manda é ela. Se a CBF fosse correta o campeão de 2000 seria o São Caetano, o Fluminense não haveria subido da terceira divisão para a primeira naquele mesmo ano, isso é só pra citar um dos vários casos de irregularidades da CBF. Se a Fifa fosse correta a Argentina não teria sido campeã do mundo em 78, pois quer maior vergonha no futebol do que aquele 6X0 da Argentina em cima do Peru.Então não venham colocar a Fifa e CBF como corretos e competentes não. Pra mim não importa o que as outras torcidas dizem, o Flamengo é HEXA e pronto.

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Realmente é perda de tempo, já que teimar que o Flamengo é Hexa não vai mudar o que a CBF e a FIFA acham. :)

    • fabio escreveu:

      deixar de disputar por não concordar com a regra é diferente de deixar de jogar contra o regulamento e tentar ganhar no grito, então axo que disse tudo

  46. Éder Alves escreveu:

    gente coloquem na cabeça que algums torcedores flamenguista e algums evangelicos são a mesma coisa ou seja doidos varridos tem que ser o que eles querem mesmo eles estando conpletamente errados. deixem esses doidos falando só!!!!!!!!!!!!!!!

  47. Leonardo escreveu:

    Se for pra seguir o regulamento porque então o Sport não foi banido por recorrer a justiça comum nesse caso? E onde tá escrito no regulamento que um jogo empatado em 11×11 nos pênaltis é decidido pelos presidentes? E em que país a assinatura do Eurico Miranda vale alguma coisa? O Flamengo é hexa e a cbf é um lixo.

  48. Ronaldo Costa escreveu:

    Como se muda uma regra no meio de uma competição?A CBF mostrando que é incompetente declarou o Sport campeão.A copa Uniao foi organizada pelo Clube dos 13 e não pela CBF.O Sport foi campeao de um campeonato falido realizado pela incompetente CBF.O Flamengo foi campeão de um campeonato organizado pelo Clube dos 13,aprovado pela CBF e que depois a mesma queria mudar as regras com a Copa União em andamento.O MENGÃO É HEXA.Não há o que descutir.

  49. Luciano Góes escreveu:

    é Fato!!! Flamengo é Penta, caso encerrado pela justiça brasielira, CBF e FIFA.. não tem o que discutir….

  50. Gil escreveu:

    Hexa campeão, daí os flamenguistas acordaram e viram que era só um sonho. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!

  51. Constante escreveu:

    A Rede Globo continua mentindo: diz que o Flamengo é Hexa. Como diz o Stedile do MST, a Globo aplica a teoria de Goebels: uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. Mas neste caso não: cada vez que a Globo mentir, dizendo que o Flamengo é Hexa, nós estaremos aqui para lembrar que uma mentira repetida mil vezes vai continuar sendo uma mentira. O Flamengo é mui digno penta campeão do Brasil, o que já não é pouca coisa, mas é o que o Flamengo é. O campeão de 1987 é o Sport Recife, todo mundo sabe disso. Não me venham com este jeito carioca de ser, querendo ganhar na malandragem, ser campeão sem ter jogado. Não é a Rede Globo, nem qualquer órgão de imprensa que promulga o campeão brasileiro: é a CBF. Vá lá no site da CBF e veja quem é o campeão de 1987.

  52. wilson escreveu:

    O Flamengo é penta ,jogou sabendo o regulamento a ate as semifinais,
    depois resolveu não jogar ,o campeao daquele ano é o sport ,quem manda é a cbf e a fifa , não os clubes.

  53. clovis dos santos escreveu:

    essa musa la em casa.

  54. Daniel Braga escreveu:

    Flamengo é o primeiro HEXA brasileiro de futebol masculino!!!

  55. DR. ÓBVIO escreveu:

    Se o campeonato estava sendo regido pela CBF, agradável ou não, deve ser respeitado. A justiça brasileira apenas reforçou isso em uma decisão. Portanto, pentacampeão. Não importa o que foi feito antes ou depois, naquele ano as regras eram aquelas (conturbadas como o futebol brasileiro em 1987) e devem ser respeitadas. Bom para o Sport.

  56. Alessandro escreveu:

    A CBF não tem credibilidade nenhuma

    http://www.cbf.com.br/php/noticias.php?e=1&n=10237

    Sem contar q a FIFA divulgou no dia o título q o Fla era Hexa, mas depois voltou atrás

    http://es.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=1144882.html#flamengo+rompe+sequia

    O fato do Sport e Guarani terem disputado a Libertadores de 88 tb não quer dizer nada. Vale lembra q se um time mexicano ganhar a Libertadores não poderá disputar o mundial, logo não seria campeão da libertadores por isso???

    Ah, e se alguém perguntar pq um time vice campeão do ano anterior foi mandado pra segunda divisão, provavelmente não entendeu nada e é melhor se informar mais.

    Se esses são os únicos argumentos contrários não vou perder mais meu tempo discutindo isso.

    Btw, pq não param com essas tentativas de flame fazem um wallpaper do título com essa gata. Ela é mto gostosa!

  57. Alessandro escreveu:

    A CBF não tem credibilidade nenhuma

    http://www.cbf.com.br/php/noticias.php?e=1&n=10237

  58. Vinicius escreveu:

    Como e q um time como o Guarani q foi vice campeao em 86 vai c considerado da segunda divisao!!!
    guarani e sport jogaram a final pq o flamengo e o internacional c acharam no direito de nao jogar.perderam de WO!!BABACA!!

  59. Rodrigo escreveu:

    O caso é que nem o típico “gol roubado”… o flamengo pode até ter mérito de ser campeao em 87, mas justo ou não, quem foi campeão foi o Sport. ponto.

  60. Alexandre o Grande escreveu:

    Na verdade, o futebol já perdeu a graça a muito tempo, desde que começou a ser politizado, quando se arrumam resultados, se viram mesas para que um time que desceu suba novamente, ou seja, a graça de ver um time ganhar por méritos, ou de um time perder por ser mais fraca já não existe a muito tempo. Corinthians campeão de mundo sem disputar libertadores.
    Corinthians campeão Brasileiro em 05 depois de 11 jogos anulados.
    Flamengo Hexa, considerando-se campeão em 87
    A forma de acesso e descenso modificada em 93, beneficiando o grêmio.
    O corpo mole do Corinthians no jogo de volta contra o flamengo. Não fosse este jogo o Flamengo seria apenas tetra e não penta como é reconhecido pela FIFA e CBF.

  61. jarison pedro escreveu:

    Que mentira é essa que para a CBF e a FIFA o flamengo é penta. vocês tão muito mau informados para a CBF o flamengo é penta mais no Site oficial da FIFA declara que o Campeão de 87 Foi o flamengo.. olhem lá se kiserem saber da verdade.

  62. Romualdo escreveu:

    O Leão é que tem razão, o flamedo não jogou a final por cagaço.

  63. Alexandre Peixoto escreveu:

    Como levar a sério uma instituição chamada CBF que tem a “brilhante” idéia de colocar um time de primeira pra jogar uma final com um time de segunda, ae vc pode somar algumas viradas de mesa pra manter time grande na série A,a idéia lucrativa de levar a seleção em 2006 pra outro país antes da copa e o fato de o melhor futebol do mundo não ter uma medalha de ouro .(o pior é que tem mais)
    Na verdade o Mengão é HEXA e a cbf um PIADA de péssimo gosto !

  64. Igor escreveu:

    vcs flamerdistas são um bando de idiotas
    podem falar a vontade q e hexa(que n é)
    pq se eram tão superiores pq n disputaram o quadrangular
    a FIFA e a CBF reconhecem o titulo para o sport clube do recife
    e pronto n adianta essa menininhas falando merda
    “o flamengo e o melhor” “e o campeão” essas merda n adiatam
    e nem a globo nem ninguem vão mudar isso
    podem tentar falar isso toda hora na tv
    n adianta vão ganhar sejam homens e ganhem no campo
    n espere q a globo venha limpar a bunda de vcs
    e fique dando titulo so pq favoreçe a audiencia dessa massa podre
    e tem mais esse informação em video vem de um corintiano
    desde quando corintiano tem credibilidade com nada
    principamente esse merad ai q ganha a vida babando o ovo
    da diretoria do corinthians
    e é isso SPORT CAMPEÃO DE 1987

    • odicarlos da silva lima escreveu:

      o fla é hexa é o são paulo é hexagay o são paulo só tem viado a comessar pelo o richalisson e a torcida

  65. odicarlos escreveu:

    o fla é hexa e é o melhor time do mundo e os outros times que morram de inveja

    • Rael Tricolor escreveu:

      kkkkkkkkkkkkkkkkk esses flamenguistas sao comédias
      nao faz ninguem rir nao pow q isso eh coisa séria
      o único time q eh seis vezes campeão é o São Paulo
      e ainda foi eleito o melhor time da América seus trouxas
      o Brasileiro sao 5 contra o São Paulo e ele ainda resiste…

      • odirley da silva lima escreveu:

        ai esses caras que tem ódio do flamengo bota a cabeça debaixo do trem e morram de raiva o fla é hexa e niguem tira esse titulo valeu invejosos

  66. Marcos escreveu:

    Nao é questao de muitos nao reconhecerem e sim que as entidades ligadas ao futebol nao reconhecem. Portanto do Flamengo é PENTA e não HEXA.
    É a mesma coisa que um ator dizer que tem o OSCAR so porque seus fãs dizem que ele é o melhor ator.
    O Flamengo não ganhou o campeonato então não pode ser HEXA.
    Infelizmente é isto. Só porque a torcida quer não faz dele 6 vezes campeão.
    A Justiça definiu isto. E a CBF e FIFA não reconhecem então não adianta querer empurrar isto por guela a baixo.

  67. Rodrigo Manga escreveu:

    flamengo é penta!!!!! mas o problema só vai acabar quando os flamenguistas forem alfabetizados e aprenderem a contar corretamente…. o problema é q ele não sabem contar… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Raelmenguista escreveu:

      Se os flamenguistas não sabem contar, eu não sei, mas com certeza meu amigo você não sabe escrever corretamente: “o problema é q ELE não SABEM contar…”, ELE é a terceira pessoa do singular, portanto o verbo deve ser conjugado no singular, ou seja, “o problema é q ELE não SABE contar…”, se o verbo saber for conjugado no plural, o sujeito também deverá se apresentar no plural, ou seja: “o problema é q ELES não SABEM contar…”.

      Agora, voltando ao assunto penta ou hexa, a polêmica foi gerada por cartolas e dirigentes, a torcida é o que menos interessa para eles. Enquanto isso nós aqui nos degladiando por um assunto decidido na justiça. Mas para os flamenguistas o mengão é hexa, e os demais torcedores dos times que compõem o Clube dos 13 também deveriam considerar o sexto título, já que o Clube apoiou o flamengo.

      • Marcelo escreveu:

        Só um correção quem concorda é o verbo com o sujeito e não o contrário. O que deve-se considerar é o que a justiça decidiu.

  68. Daniel escreveu:

    O fato é que o Flamengo desistiu de disputar o quadrangular final (assinado por todos times, inclusive o Flamengo),e perdeu por W.O, perdeu na justiça, não tem reconhecimento na CBF e nem na FIFA ( entidade maior do futebol), agora quer ser Hexa só porque a Globo impõe isso?
    Pra mim, em 2009 tornou-se um pentacampeão!
    Contra fatos, não há argumentos..

    • amendoin escreveu:

      se ta louco quem assinou foi apenas o eurico, caducou geral ahha

  69. Luciana escreveu:

    Para mim, o Flamengo é hexaa!!
    embora mtos não reconheçam, mas ele é!!
    ;)

  70. amendoin escreveu:

    faltou alguns dados importantes nessa historia.
    1) quem assinou o mediocre acordo que gerou essa final depois do campeonato ja ter passado do 2 turno foi o vascaino eurico miranda.
    2) a final entre sport e guarani terminou em patada nos penaltys(alguem ja viu isso?).
    3) o fla foi orientado pelo clube dos 13 a nao jogar a final, tendo inclusive como maior incentivador o presidente dos bambis. Hoje eles rasgam esse contrato dizendo que sao os unicos penta campeoes. Mas esperar o que do clube mais mal carater do brasil

    • Marcelo escreveu:

      2. Qual o problema de terminar empatada? Se não havia como desempatar com penalidades para as regras da época, foi-se usado outro critério de desempate.
      3. Contrato, que foi invalidado na justiça.

  71. TRICOLOR escreveu:

    Hexa aki no Brasil só tem um: SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, primeiro e único hexa do Brasil. O campeão de 1987 foi o Sport, tanto é que o flamenguin nem disputou a libertadores de 1988.Quem disputou foi o Sport.
    Quem faz campanha pelo hexa (coitado) do flamenguin é a rede globo, que é carioca e não quer perder a audiencia no Rio de janeiro.
    Vale o que a CBF, que é quem comanda o futebol no Brasil diz: o campeão de 1987 é o Sport. O flamenguin perdeu por WO.

    • mackk27 escreveu:

      Está certo. E pra ajudar o Bambi Futebol Clube a ser campeão ano que vem, o Bicharlyson Dalila já fez aplique pra ajudar o BFC na luta por títulos. Diz ele que aquela coisa megagay vai aumentar a auto estima de todos os tricolores. Ri muito!

    • Mengão hexa escreveu:

      Esses bambis tão é com inveja pq não tiveram competência pra ganhar o campeonato… o mengão teve raça e ganhou… agora os bambis ficam ai chorando…. O Sport nem ganhou a copa… foi declarado campeão… pois empatou em 11 a 11 nos penaltis… e os dois times resolver dividir o titulo… declararam o Sport campeão pela melhor campanha… campanha tão boa… pois a maioria dos times era de 2ª divisão.

      • renato maziero escreveu:

        Seus comentários a respeito de um jogador não descrevem a trejetória de clube campeão e com tradição em competições regionais,nacionais e internacionais.
        Seu “grande” time Flamengo só teve uma equipe competitiva até hoje e nunca mais a refes ,isso você tem que concordar,como concordo com esta arrancada decisiva do Flamengo que levou ao título de 2009 ,mas amigo flamenguista quando você falar do São Paulo Futebol Clube ,por favor fale com respeito porque você está falando de uma equipe,clube e administração quase perfeita,não de um clube individado sem estádio como o seu ,brother cai na real o Flamengo é uma farsa ,vocês tem mais torcida no Nordeste do pais do que no Rio de Janeiro.
        Ja que você acha que conhece futebol,tira uma média de todos os campeonatos brasileiros e veja quem mais pontuou até hoje e esteve entre os cinco primeiros me desculpa mais não é seu Flamenguinho amigo.
        Até mais e um grande abraço de um verdadeiro hexa campeão brasileiro .

  72. Junior escreveu:

    Para acabar com a polêmica de vez assistam este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=yLOLdf0KnDs&feature=related

    Mengão HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!

  73. lucas escreveu:

    sou flamengo ate morre…
    meu time merece ter sido campeão e ate mais…
    lutou muito…

  74. Antonio Carneiro escreveu:

    Essa questão é antiga e toda vez que o flamengo ganhar um titulo vai retornar. OS dirigientes deveriam ter feito o ultimo jogo, que a principio seria fácil, em vez de amarelar.
    Fiz um post sobre esse assunto também, que está rendendo polêmica nos comentarios.
    http://newserrado.com/2009/12/06/parabens-flamengo-pelo-penta-campeonato/

  75. Junior escreveu:

    Favor corrigir “incompetência”

  76. Junior escreveu:

    Entendo que a CBF quiz em 87 mostrar quem mandava, acontece que os times que foram para a final do módulo verde (Flaqmengo e Internacional Campeão e Vice 2009) eram infinitamente superiores os times do módulo amarelo (Sport e Guarani “2ª Divisão”) Portanto o mais sensato é a CBF admitir a sua incopetência em ter administrado um campeonato brasileiro em 1987 e admitir, por questões de Justiça, dois campeões nacionais de 1987, Flamengo e Sport. A verdade é que infelizmente o Flamengo ainda é e sempre será um time que quando ganha metade do Brasil se alegra e por outro lado quando perde a outra medade se alegra. É isto, na minha humilde opinião o Flamengo é HEXACAMPEÃO Brasileiro!

    • barbosa escreveu:

      Por serem 2 times grandes deveriam se prestar a disputar com os outros 2 e mostrar que mereciam o título. Pra mim, o flamerda eh 5 vezes campeão brasileiro.

      • gfsfd escreveu:

        flamerda é a sua avo

        • jose escreveu:

          Conta td pra sua mãe kiko!!!

    • Vinicius escreveu:

      Eh! mais so q em 86 o sport e o guarani faziam parte da primeira divisao, assim como os outros 14 times do modulo amarelo!!
      Seria como rebaixar do Corinthians pra baixo da tabela atual!

  77. marceli cruz escreveu:

    CONSERTEZA É HEXA, SÓ PORQUE ALGUMAS PESSOAS NÃO
    RECONHECEM O TITULO DE 87 NÃO QUE DIZER QUE NÃO ´É CAMPEÃO FLAMENGO GANHANDO OU PERDENDO ELE É´SEMPRE CAMPEÃO

    • Anderson escreveu:

      “PORQUE ALGUMAS PESSOAS NÃO
      RECONHECEM O TITULO DE 87 NÃO QUE DIZER QUE NÃO”; Essas algumas pessoas são simplismente a CBF (Maior autoridade do futebol brasileiro) e a FIFA (Maior autoridade do futebol mundial)… E vc ainda diz q são “algumas pessoas” que não reconhecem… FALA SERIO.

      • Jorge Lopes escreveu:

        Com certeza não é só no mosaico que eles escrevem errado…

        • Luiz escreveu:

          O Urubu Carioca na verdade é cinco vezes campeão, apesar de controverso o titulo de 87 é do Sport, quem garante são as maiores entidades do futebol mundial (cbf e fifa).

    • Bruno Cesar escreveu:

      Algumas Pessoas nao reconhecem????

      Essas “Algumas pessoas” é simplesmente FIFA e CBF, baixa a bola flamenguita penta

    • JOAO escreveu:

      DOCE ILUSÃO… SÓ QUE PARA SER HEXA É PRECISO TER 6 TÍTULOS, E ISSO O FLAMENGO NÃO TEM!

      COPA UNIÃO 1987? ESSE TÍTULO O FLAMENGO NUNCA TEVE!

      COPA UNIÃO = CHAVE VERDE X CHAVE AMARELA. DESCLASSIFICAÇÃO: CHAVE VERDE (1º COLOCADO FLAMENGO) NÃO CONFRONTOU COM A CHAVE AMARELA.

  78. Helio Paixao escreveu:

    Flamengo: Penta ou Hexa?

    Para mim, nem um, nem outro. Flamengo é CAMPEAO BRASILEIRO DE 2009.
    No que eu aprendi, para ser penta ou hexa, tem que se ganhar ininterruptamente os titulos.

    Flamengo é 6 vezes campeao.

    • Jorge Lopes escreveu:

      Concordo em parte com você, mas só uma correção: cinco vezes campeão brasileiro e uma vez campeão da copa união inventada pela Rede Globo…

      • Marcelo escreveu:

        Onde você aprendeu, aprendeu errado, penta = cinco, campeão = campeão, não tem nada de ininterruptamente na construção desse vocábulo e tem mais, o Flamengo é penta, porque, o que vale é o que a justiça diz.

        • Danilo Gonçalves escreveu:

          È Claro que é penta! Só os babacas que correram do Sport estão querendo se iludir.

          • LENILDO escreveu:

            soquero entender como um time pode ser campeao brasileiro da primeira divisao disputando a segundona??sendo asim o vasco pode reinvidicar que e campeao brasileiro de 2009 ja que ganhou a segundona.

            SPORT CAMPEAO DA PRIMEIRA DIVISAO??????????? SO EM SONHO KKKKKK

            MENGÃO HEXA CAMPEÃO HEXA CAMPEÃO HEXA CAMPEÃO HEXA CAMPEÃO HEXA CAMPEÃO HEXA CAMPEÃO

          • JOAO escreveu:

            FLAMENGO AO GANHAR O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2009 TORNOU-SE PENTA! POIS NUNCA FOI, NEM É, E NUNCA SERÁ CAMPEÃO DA COPA UNIÃO DE 1987, TITULO CONQUISTADO PELO SPORT RECIFE. TAMBÉM A COPA UNIÃO NÃO FOI CAMPEONATO BRASILEIRO, E NÃO EXISTE ESSA DE SPORT CAMPEÃO DE 2º DIVISÃO NAQUELE ANO, JÁ QUE NÃO EXISTIU CAMPEONATO BRASILEIRO, TAMBÉM SE ESTIVESSE EXISTIDO, A CHAVE AMARELA DO SPORT NUNCA PODERIA SER SEGUNDA DIVISÃO, POIS O GUARANI QUE ESTAVA NESSA CHAVE E PERTENCIA A PRIMEIRA DIVISÃO, FOI VICE EM 1986. AGORA A IMPRENSA OU MELHOR A REDE GLOBO, INSISTE EM CHAMAR O FLAMENGO DE HEXA, SEM TER 6 TÍTULOS. POIS A CHAVE VERDE DO CLUB DOS 13 EM QUE ESTAVA O FLAMENGO, E ESTE SENDO O PRIMEIRO COLOCADO NÃO ENFRENTOU A CHAVE AMARELA, DOS TIMES NÃO PERTECENTE AO CLUB DOS 13. ASSIM O FLAMENGO SENDO DESCLASSIFICADO, POR NÃO CUMPRIR O REGULAMENTO E NÃO JOGANDO TODOS OS JOGOS PARA SE GANHAR A COPA. A FINAL ACONTECEU ENTRE SPORT X GUARANI, SENDO O SPORT CAMPEÃO.
            PARA OS NÃO ESCLARECIDO, PRIMEIRO LUGAR NA CHAVE VERDE NÃO SIGNIFICA CAMPEÃO DA COPA UNIÃO. AGORA A REDE GLOBO TENTA INUTILMENTE QUERER DESCONSIDERAR A CHAVE VERDE, E INVENTAR UM CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987 COM APENAS O CLUB DOS 13, MAS NÃO EXISTE CAMPEONATO, EXISTIU A COPA UNIÃO, E PONTO FINAL.

    • Danilo escreveu:

      Eu acredito q o flamengo seja hexa, pois o campeonato ja havia começando quando a CBF mudou o regulamento.Penso q o que valeu foi o que o clube dos 13 acertaram e foi seguido na risca pelo Flamengo e Iternacional. Mas a torcida do Flamengo tem que comemorar é o titulo de 2009.

    • Ramon escreveu:

      O Flamengo é PENTA!

      Quem mandou ele não ir pelo que a CBF mandou?
      Não quiz fazer como a entidade máxima, que cuida disso faz, também não tem o direito de reclamar depois!

      PENTA, HEXA SÓ O SÃO PAULO, op’s HEXA-TRI!!!

      • Lucas escreveu:

        São Paulinos são HEXA-BAMBI…

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.