Fibromialgia: O que é e como Tratar

Aprenda quais são os sintomas e como tratar dessa doenças ainda pouco conhecida.

Fibromialgia é uma doença crônica que causa dores musculares e fadiga. Um doente desse tipo, geralmente tem áreas do corpo como zonas super sensíveis e sentem bastante dor quando são pressionados. Esta relacionada ao mau funcionamento do sistema nervoso central e atinge na maioria dos casos, mulheres geralmente entre 30 e 50 anos. A pessoa que sofre com essa patologia, não tem inflamações nos locais doloridos e nem algum tipo de deformidade física, porém, a fibromialgia pode acarretar ouros problemas de função reumatologias.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Fibromialgia: O Diagnóstico

Não existe outra forma de diagnóstico para a fibromialgia além da identificação dos pontos doloridos e o tratamento em seguida. Ao contrário de outras doenças que atingem nervos e ossos, não se tem exames laboratoriais que identifiquem uma pessoa com essa doença.

Fibromialgia: os Sintomas

Existem alguns tantos sintomas, porém os principais são:

Constantes dores de cabeça. Geralmente são bem fortes também.

Em caso de mulheres, muita dor no período menstrual.

Fadiga. O doente de fibromialgia geralmente tem pouca disposição e energia.

Fibromialgia: Pontos

Áreas como pescoço, braços, pernas, quadris e costas.

Fibromialgia: O Tratamento

Não existe um remédio direto para esse problema. Os medicamentos são os mesmos para qualquer dor, de preferência as musculares e em casos mais extremos, antidepressivos. É importante que pessoas com fibromialgia, tenham horas de sono suficientes e com bastante descanso. A prática de exercícios físicos é outra saída muito boa para melhorar as dores.

Assim como a medicação, não existe nenhum tratamento específico para essa doença. É muito importante consultar médicos que tenham conhecimento nesse tipo de disfunção, como falamos, a doença pode estar relacionada à outras e acaba confundindo diagnósticos. Nesses casos, o tratamento direcionado de forma errada pode, inclusive, aumentar as dores localizadas.

Fibromialgia: Fisioterapia

A fisioterapia é um dos melhores tratamentos para uma pessoa diagnosticada com fibromialgia. Um dos tratamentos mais indicados é a prática de exercícios físicos, mas esses exercícios podem ser substituídos por sessões de fisioterapia. Por serem mais localizadas e direcionadas à área afetada, possuem um retorno melhor para o doente e evitará o aumento das dores.

Assim como no diagnóstico, é bom ter certeza sobre os exercícios fisioterápicos praticados. Por ficar bastante sensível em algumas áreas, um tratamento mal direcionado pode causar mais dores ao doente.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.