Festa Junina – Comidas Típicas

Reza a lenda que as tradicionais festas juninas surgiram há muitos anos atrás, quando realizava-se uma grande festa como agradecimento aos Deuses pela fertilidade da terra. Geralmente celebrada no dia vinte e quatro de junho, esta festa se difundiu pelo mundo todo e hoje é tradicionalmente comemorada em meados de Junho. As festas juninas também são conhecidas pela adoração a três santos, Santo Antônio, São João e São Pedro. E como sabemos que muita gente fica contando os dias para apreciar as comidas típicas de Festa Junina, vamos falar um pouco sobre os quitutes juninos.

Agora além dos trajes caipiras, decoração típica com bandeirinhas coloridas, músicas características e das brincadeiras como: cadeia, pescaria, acertar o alvo o ovo na colher, os quitutes juninos são as delícias mais apreciadas, gostosas e saborosas de toda comemoração.

Algumas comidas típicas das festas juninas são a base de muito milho, como a canjica curau, pipoca, pamonha, milho cozido e bolo de milho. Entre as outras opções, podemos destacar a paçoca, a famosa maçã do amor, cachorro-quente, pé de moleque e o delicioso quentão.

Temos também, arroz-doce, amendoim doce, cocada, doce de leite, doce de abóbora, batata doce, bolo de fubá, vinho quente e pinhão cozido. Mas dependendo de cada região e cultura, os quitutes podem ser diferenciados.