forbrukslån på dagen | forbrukslånhjelpen | finansiering til eget firma

Febre Amarela – Tire suas dúvidas

Apesar de todas as notícias nos meios de comunicações, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a febre amarela e acabam se precipitando na hora de tomar a vacina. Saiba mais sobre esta doença e confira se há necessidade realmente de se vacinar.

Quais são as áreas de risco?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Áreas de matas, onde a circulação do vírus da febre amarela é comum na natureza e onde houve registro de casos a partir do ano 2000. Regiões Norte e Centro Oeste, em Minas Gerais e Maranhão.

Tomar a vacina duas vezes ou em menos de 10 anos da última dose é mais eficiente contra o vírus?

Não. A revacinação em um intervalo curto de tempo pode causar choque anafilático, dor de cabeça, vômito, endurecimento dos músculos, perda da força muscular e problemas neurológicos.

É possível também que a pessoa possa contrair a doença com a própria vacina, já que ela é feita com o vírus vivo, porém enfraquecido.

E pessoas que não podem se vacinar (grávidas, alérgicas a ovo e crianças com menos de 9 meses?

Deve procurar orientação médica e evitar áreas de matas. Se não for possível evitar, utilizar bastante repelentes.

Por que é necessário dar prioridade para quem vai viajar para áreas de risco?

Porque o grande perigo é que essas pessoas voltem contaminadas para as cidades, dando início à transmissão da febre amarela urbana, que não é registrada no Brasil desde 1949. Um surto dentro da cidade é mais difícil de ser controlado, já que a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

O que é a febre amarela silvestre?

É quando o ciclo da doença começa em um macaco (hospedeiro do vírus). Os mosquitos Haemagogus e Sabethes picam um primata contaminado e transmite a uma pessoa.

É a forma de doença que está acontecendo no País e a pessoa só é infectada ao entrar em áreas de matas das regiões de risco sem ter tomado a vacina.

O que é a febre amarela urbana?

É transmitida pelo mesmo mosquito Aedes aegypit (o mesmo que transmite à dengue), quando pica primeiramente uma pessoa doente e passa o vírus para uma pessoa saudável. Esse tipo da doença não ocorre no País desde 1942.

Este post é uma participação e contribuição do projeto Blogagem Coletiva promovido pelo blog Amigos da Blogosfera. Se você tem um blog, participe também.

Fonte: Ministério da Saúde

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

6 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.