Mitou ou Micou: Excesso de álcool: o que fazer?

Beber e dirigir logo em seguida é uma infração administrativa. Saiba o que se pode fazer com o excesso de álcool.

O Carnaval bate recordes de homicídios, brigas e acidentes de trânsito. O principal motivo é o abuso do álcool, inclusive por menores de idade (vale lembrar, a venda de bebidas alcoólicas é proibida para quem tem menos de 18 anos). No entanto, o problema não se restringe à folia de Momo.

excesso-bebida-alcoolica

O Brasil é o quinto país que mais registra mortes por consumo de álcool na América. São 12,2 mortes entre cem mil que poderiam ser evitadas se a cerveja (a bebida mais comum), cachaça, fermentados e destilados fossem evitados.

Danos evitáveis

O excesso de álcool não provoca apenas mortes imediatas. Especialistas confirmam que a bebida alcoólica em excesso (mais de duas latas de cerveja ou uma taça de vinho diária) provoca danos no trato gastrointestinal, inclusive câncer no fígado e no pâncreas, no coração, no sangue, nos músculos e em diversas glândulas hormonais, como as adrenais e a tireoide, por exemplo.

O uso continuado do álcool pode provocar ainda demência alcoólica, prejuízos para a memória e para a capacidade de julgamento. O Ministério da Justiça postou a seguinte mensagem no site Mitou ou Micou “e aí: vai micar ou mitar no Carnaval; curta a adolescência sem beber” (#mitououmicou, #ligue132).

É inquestionável que o alcoolismo é um problema de saúde pública, além de ser uma questão de segurança pública.

 Os danos causados

Quem não está convencido de que o excesso de álcool provoca danos – e muitas mortes – pode se convencer em função das multas (em uma blitz de trânsito, quem for flagrado com mais de 0,05 miligramas de álcool por litro de sangue tem que pagar uma multa de R$ 1.915,30; na reincidência, em menos de um ano, o valor dobra).

Não é preciso parar de beber, ninguém está pensando em ser mais “realista que o rei”. Cada pessoa faz o que quer, e quando quer. Mas não custa nada tomar um táxi depois de uma happy hour ou uma comemoração. A vida agradece.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.