Evolução das tecnologias dos videogames

Normalmente, quando se fala de tecnologia nos videogames a ideia é pensar apenas na parte visual dos jogos, sendo que, apesar de ser a que mais impressiona, não é a melhor parte ou a que tem mais trabalho desenvolvido, especialmente, para os gamers.

É evidente que desde o aparecimento dos games que existe uma evolução tremenda em termos de qualidade, não só em termos de visual, mas em tudo o que faz parte do jogo. A começar pelos consoles e com o sistema de jogo que apenas permitia alguns tipos de games e que já vinham de origem com o sistema. Ainda assim, vários games surgiram nesta geração com títulos como Pac Man, Super Mário ou Sonic e se tornaram os preferidos e autênticos marcos na indústria.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

tv-4k-games

A partir daqui os consoles evoluíram para receber games de cartuchos, CDs, DVDs e finalmente, Blu Ray. A tecnologia por de trás de cada console também cresceu para se adaptar a estes formatos, tudo para permitir uma capacidade de interação e jogabilidade muito maior e melhor para os gamers.

Com todo este crescimento a indústria dos games desenvolveu-se de tal forma que ultrapassou mesmo a indústria dos cinemas em termos de lucros e dinheiro movimentado. Por isto, editoras de jogos atingiram dimensões mundiais e com grandes lucros e equipes de desenvolvedores. Isto resultou numa grande melhoria em termos gráficos, mas também na jogabilidade e capacidade de interação para os jogadores. Desde tecnologias wireless, Bluetooth, ligação à internet e equipamentos como comandos para jogar, jogos Move e possibilidade de interação com outros aparelhos fazem da experiência de jogo e da própria indústria algo verdadeiramente único e gigantesco.

Com isto, empresas como a Sony através do PlayStation ou a Microsoft cresceram ainda mais investindo muitos recursos nessa vertente. Além disso, apesar de não ser a parte mais importante a verdade é que a imagem e o visual dos games é um grande medidor da qualidade do jogo e do trabalho que nele foi feito gerando uma qualidade de imagem que, para quem não conhece, fica difícil de distinguir da realidade, tal é a sua qualidade. Para testemunhar isso ainda com mais precisão a qualidade das TVs também vem atingindo níveis incríveis e mudam completamente a experiência para quem joga. Se pensarmos que os novos televisores UHD ou 4K estão agora começando a surgir com grande força no mercado e muito conteúdo, incluindo games, estão sendo produzidos tendo em conta estas especificações, podemos esperar resultados ainda melhores em se tratando de games.

Assim, podemos verificar que a evolução das tecnologias associadas aos jogos não só melhorou os games em si mas mudou o foco do mercado que era baseado apenas no entretenimento através de diversão e passou a ser entretenimento através de experiência.

Isso é algo que algumas tecnologias que ainda estão sendo aperfeiçoadas como óculos de realidade virtual, hologramas ou experiências tridimensionais prometem revolucionar uma indústria que só conhece crescimento e apresenta resultados cada vez mais espantosos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.