Entrevista de emprego: dicas e comportamentos para ser bem sucedido

Saiba quais são os aspectos relevantes e fundamentais para se conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Quais seriam os segredos para as pessoas que irão fazer uma entrevista de emprego? Como se destacar em meio a uma multidão de pessoas com o mesmo objetivo? Quais os requisitos básicos e fundamentais aos quais podem ser decisivos para a conquista da tão almejada vaga de emprego?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Este artigo visa informar candidatos sobre dicas e comportamentos relevantes para o sucesso na hora de uma entrevista de emprego.

Pontualidade

Primeiramente o candidato à entrevista de emprego deve ser pontual. A pontualidade causa uma boa primeira impressão do selecionador e faz com que o candidato seja inserido num seleto grupo de candidatos favoritos. Procure comparecer ao local da entrevista com pelo menos 1 hora de antecedência.

Boa aparência

O candidato (a) deve comparecer a entrevista de trabalho vestido adequadamente. Os homens devem estar com roupas sociais, camisa polo, calça social, sapatos limpos, barba aparada e cabelos curtos. Deve-se evitar a utilização de brincos e bonés. As mulheres devem comparecer com camisas e calças sociais ou saias de comprimento abaixo do joelho. Sapato de salto médio, evitar a utilização de saltos plataforma. Brincos não muito grandes e cabelos de preferência presos.

Linguagem formal

O candidato (a) deve utilizar no diálogo com o selecionador, uma linguagem formal. Sem utilizar vícios de linguagem ou palavras de baixo calão. Deve saber se expressar corretamente através dos gestos. Saber ouvir, também é outra capacidade muito importante e que também será avaliada.

Currículo bem elaborado

Um currículo com uma boa formatação e com as informações corretas e necessárias às quais realmente interessem ao selecionador também será algo fundamental no sucesso da entrevista de trabalho. Um currículo bem elaborado deve conter as seguintes informações: Nome completo, idade, estado civil, endereço, e-mail, telefones fixo, celular e recados, áreas de interesse, escolaridade, cursos complementares, experiência profissional e idiomas. Nunca deve se amassar ou dobrar o currículo. Transporte-o com uma pasta.

Conhecimento da empresa

Hoje em dia o candidato dever comparecer na entrevista de trabalho munido das informações sobre a empresa a qual ele esta participando do processo seletivo. Estas informações servirão como diferencial entre os outros candidatos. Provavelmente, o entrevistador vai querer perguntar sobre o que os candidatos sabem sobre a empresa. Assim como o motivo pelo qual estão se submetendo ao processo seletivo. Um local importante para se obter informações relevantes, é através do site da empresa.

Evitar falar mal da empresa anterior

Um grande erro de candidatos a entrevistas de emprego é começar a falar mal do seu último empregador. Em hipótese alguma fale mal de seu último empregador. Ao ser perguntado pelo motivo pelo qual foi demitido. Procure dizer que foi por causa de crises na empresa, ou de redução de salários e de pessoal.

Enfim, estes são alguns conselhos a se considerar aos candidatos que vão comparecer a uma entrevista de emprego. Lembre-se que mesmo que você faça tudo direitinho, e mesmo assim não foi selecionado, não desanime. Procure rever seus erros na entrevista e veja se não foi selecionado por causa de falta de capacitação, como experiência profissional ou cursos complementares.

Procure se atualizar e corra atrás de novas oportunidades, porque nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tiveram um dia que tentar. Então pense nisso e boa sorte.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.