Entenda os primeiros sintomas da gravidez

Saber como identificar aprender a lidar com os primeiros sintomas da gravidez é algo muito importante, principalmente para quem está grávida pela primeira vez

O maior inimigo de qualquer mulher na hora de identificar os primeiros sintomas da gravidez é ela mesma: muitos dos primeiros sinais de que se está grávida são muito parecidos com os sinais de estar perto do período menstrual. Some-se a isso o stress de não saber se está mesmo grávida e a ansiedade de ter um diagnóstico para poder ter o seu período menstrual atrasado e achar que está grávida. A explicação para isso é que o seu corpo está liberando mais cortisol e ACPH que o normal, que são substâncias inibidoras da menstruação.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

De acordo com ginecologistas, os primeiros sintomas de uma gravidez são sensibilidades nas mamas, dor na região pélvica, inchaço e irritação. Esses sintomas realmente são parecidos com o da menstruação, mas no caso de uma gravidez eles costumam ser bem mais fortes.

Desta forma, uma das melhores maneiras de tirar a dúvida da cabeça é fazer contas para identificar se estava no seu período fértil quando teve a sua relação sexual. Em ciclos de 28 em 28 dias, a mulher ovula 14 dias antes da menstruação e no caso de ciclos de 30 em 30, a ovulação será 16 dias antes. Também é válido lembrar que três dias antes e três dias depois da ovulação também compõem o período fértil. Obviamente, esse tipo de conta só funciona para mulheres que têm um ciclo menstrual extremamente regrado.

Sabendo como o corpo feminino se comporta em situações de stress e que os primeiros sintomas da gravidez são bem parecidos com a da menstruação, a melhor opção para sanar de vez a dúvida é fazer um exame de sangue, que já demonstra eficácia após o quarto dia de atraso menstrual. Já o exame de urina só consegue ter um resultado preciso se for feito cerca de 2 semanas após o atraso do ciclo menstrual.

Caso realmente esteja grávida, é necessário ter paciência para se adaptar com os primeiros dias de mudança no seu corpo. Os sintomas começam a evoluir para inchaços constantes, dores de cabeça, enjôos e vontade de ir no banheiro com maior frequência. É preciso ter paciência e entender que mudanças no seu organismo estão acontecendo. Porém, num espaço de nove meses, você terá um presente tão valioso em suas mãos – e pra vida toda – que nem se lembrará de todo esse período difícil da sua gravidez.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.