Ensine seu filho a poupar dinheiro

Ainda novo, as crianças tendem a já pedir moedas para comprar bala, chocolate. Quando ficam mais velhos já começam a perguntar sobre a mesada. Educar seu filho financeiramente é uma medida muito eficiente para os pais que sonham que seus filhos se tornem adultos responsáveis quando o tema é dinheiro.

Os especialistas afirmam que crianças que ganham mesada e apreendem a controlá-la são adultos com uma saúde financeira positiva. Atenção pais, não adianta dar a mesada e depois ficar dando dinheiro extra para o lanche da escola, ou para aquele brinquedo que ele quer tanto. Os pais e filhos precisam estabelecer bem o valor e quais despesas a mesada estará cobrindo.

Um dos principais valores a ensinar aos filhos é que poupar dinheiro faz bem. É poupando que eles realizarão sonhos. Como por exemplo comprar um tênis da moda, ou fazer um passeio especial com os amigos. Os sonhos sempre serão proporcionais a fase da vida que estão passando.

Outro ponto importante é chamar seu filho para participar de projetos familiares maiores. Por exemplo, toda a família deseja viajar para Orlando no final do ano. Mas para isso precisarão poupar dinheiro, então é preciso fazer uma ação conjunta. Será muito positivo as crianças participarem, poupando um pouco da mesada para utilizarem na viagem, comprando objetos que desejarem.

Fazer uma poupança para o filho desde pequeno é muito bom, você pode pensar que com este dinheiro poderá pagar a universidade da criança, ou um curso no exterior. Enfim, o dinheiro será poupado para que possa se investir no futuro do seu filho.

A criança que participa de todos os assuntos familiares cria responsabilidade e um senso de realidade muito maior, o que ajudará em sua fase adulta. Mas atenção, alguns assuntos financeiros mais graves não precisam ser conversado perto das crianças, pois elas poderão ter um estresse maior e desnecessário para esta idade.

Comente no Facebook

Comente