forbrukslånhjelpen | forbrukslån ferie | forbrukslån på dagen

Energia Solar: quanto custa?

Preocupado com o meio ambiente e com novas formas de promover e utilizar recursos sustentáveis, a eletricidade solar,ou seja, a produção de energia elétrica a partir de radiação do Sol tem sido vista como uma das melhores opções nos últimos anos. Isso porque se trata de uma energia limpa e renovável, gerando economia de água, eletricidade e também para o próprio bolso – pois uma vez que você instala o sistema na sua casa ou empresa, não precisará mais se preocupar com contas altíssimas de luz a cada mês. Mas para aderir ao uso de Energia Solar é preciso ponderar sobre o valor do mercado. Afinal, você sabe quanto custa tudo isso?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Infelizmente, apesar da crescente popularização do método, o custo dessa tecnologia ainda está fora do alcance para muita gente. Mas calma, tudo indica que em poucos anos o preço vai se tornar muito mais acessível, basta acompanhar os estudos relacionados ao controle do uso dos recursos esgotáveis da natureza.

A energia solar gera eletricidade através de um painel ou módulo solar, que é um conjunto de células solares ligadas entre si que produzem energia ao serem expostas à radiação do sol. Cada uma dessas partículas se torna semicondutora, ou seja, produzidas por um material cuja condutividade elétrica aumenta quando exposto à radiação, processado de modo a conter um campo elétrico.

Atualmente cerca de 90% dos painéis solares instalados no mundo são feitos de silício cristalino. Existem ainda fabricantes que produzem painéis em silício amorfo e outros que produzem os chamados painéis de filmes finos, utilizando células solares de materiais com o cadmium telluride (CdTe) ou o Cobre Indio Desilenio (CuInSe2 ou CIS).

Estes materiais ainda custam muito caro, porém segundo a empresa First Solar o custo de produção de células para gerar energia solar esta custando cerca de U$1 por Watt, esse preço já foi de U$3 por Wat. Essa situação anima o mercado pois a tendância é que esse tipo de energia limpa ainda se torne mais barato.

Aqui no Brasil para quem deseja aderir ao sistema ecologicamente correto e colocar a Energia Solar na sua casa, precisa antes saber quanto custa. Em média o preço de um painel solar que tenha capacidade para gerar 50 Watts pode custar em torno de R$ 1 mil, então o gasto total que você terá, na realidade vai depender do tamanho da sua casa e da necessidade de consumo dos moradores.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.