Eleições municipais: Prefeito e vereadores entenda suas funções

As eleições municipais estão mais uma vez no foco da mídia, cartazes, panfletos,são vistos em todos os municípios do país, mais uma vez a oportunidade do cidadão brasileiro exercer a sua cidadania e demonstrar toda a sua capacidade de eleger pessoas capacitadas e engajadas em fazer as melhorias que os municípios necessitam.

Mas qual a melhor forma de avaliar os candidatos? Quais informações são realmente relevantes para os eleitores? Quais as verdadeiras funções do prefeito e do vereador?

Nesse período várias promessas são feitas às pessoas, candidatos oferecem várias propostas de melhoria na área da educação, saúde e segurança, mas é função do cidadão realmente avaliar as propostas. É papel fundamental do cidadão debater as propostas dos candidatos. Verificar se as mesmas têm realmente fundamento e se são viáveis a ponto de serem postas em prática.

Outro ponto fundamental é avaliar o perfil de cada candidato, seu histórico profissional, sua carreira política, sua vida pessoal, afinal de contas você é quem vai pagar o salário do prefeito e dos vereadores de sua cidade nos próximos quatro anos.

É dever do cidadão conhecer a sua cidade, conhecer e ter opinião própria sobre o que deve ser melhorado, entender sobre os pontos fortes que poderão receber investimentos e os pontos que são inviáveis. Independente de relação de amizade, parentesco, simpatia, o voto deve ser imparcial, o voto deve premiar quem realmente está mais preparado para exercer a função no poder público.

Escolas, indústrias, igrejas, as mídias escritas, faladas, a internet, os pais, todos os segmentos da sociedade devem conscientizar a população sobre a importância do momento em que estão vivendo, inclusive as crianças, devem ser conscientizadas sobre a importância da democracia e do voto, a importância dos debates, a importância de se ouvir as propostas, de avaliar, de opinar, afinal de contas, vale a pena, é nosso futuro que está em jogo, é o bem estar de nossa cidade.

Saber as funções dos prefeitos e vereadores também é função do cidadão. Saber que o prefeito tem a capacidade de planejar, comandar, coordenar toda a administração pública municipal.

Saber que, como representante do povo, ele pode defender a população em outras esferas como o poder executivo e legislativo, saber que ele (o prefeito) é o único que tem a capacidade de sancionar ou vetar leis municipais.

Leis estas, que são obrigação dos vereadores de fiscalizá-las, legislar é a segunda obrigação dos vereadores. Saber que sessões de câmara são realizadas entre os vereadores e votações de projetos são debatidos a ponto de se transformar em leis municipais.

O cidadão deve estar atento não somente nesta época, mas nos quatro anos de mandato do prefeito e do vereador de sua cidade, avaliar se os mesmos estão exercendo suas funções corretamente, isso é democracia, situação esta que deve ser celebrada, pois a democracia e a liberdade de escolha são as maiores conquistas do cidadão brasileiro.