É normal a menstruação atrasar?

A menstruação atrasou e agora? Já bate aquela dúvida, será que estou grávida ou tem algo de errado no meu organismo? Pois saiba que é normal a menstruação atrasar em até cinco dias mesmo em mulheres que possuem um ciclo absolutamente regular e existem diversos fatores que podem influenciar essas alterações no ciclo menstrual.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O primeiro motivo que se deve eliminar para o atraso da menstruação, sem dúvida, é a gravidez, se houve relação sexual sem proteção nos dias anteriores ao atraso, há a possibilidade de gravidez, neste caso para tirar a dúvida pode-se fazer o famoso teste de farmácia, mas corre-se o risco de obter um exame falso negativo, se este for feito fora do período indicado para o exame, geralmente muito cedo e desta forma este tipo de exame não consegue detectar a presença de gravidez, sendo assim é preciso repeti-lo após 10 dias ou já partir direto para o exame feito em laboratório (Beta HCG), pois através dele é possível constatar efetivamente a gravidez.

Se o teste de gravidez deu negativo e a menstruação permanece atrasada significa que este atraso tem outras causas, quatro delas são as mais prováveis:

Dietas muito restritivas e/ou excesso de atividade física:

O excesso de gasto de energia pode impedir que o organismo feminino inicie o período fértil e se não há período fértil não há a presença de menstruação. Estas causas podem gerar tanto o atraso como a suspensão da menstruação.

Stress:

Sabe-se que o stress causa diversas alterações no organismo desde dores, até quedas de cabelo, hipertensão, problemas de pele e ele também pode afetar o ciclo menstrual e pode perdurar por mais de cinco dias, para que esta situação não ocorra é preciso desacelerar o ritmo seja de trabalho, estudos, ou mesmo de cuidados do lar e da família e acalmar-se.

Alterações hormonais:

Muitas mulheres na tentativa de evitar uma gravidez após um descuido recorrem à pílula do dia seguinte, esta pílula possui uma dosagem hormonal muito alta e por isso causa alterações hormonais significativas, inclusive, na menstruação, mas as mudanças hormonais podem ocorrer também por conta de problemas no útero e doenças como a endometriose e miomas, por exemplo, é sempre recomendável investigar a causa e tratar.

Alimentação:

A má alimentação também pode interferir no ciclo menstrual caso sejam ingeridas poucas vitaminas.

A melhor recomendação para evitar problemas de atraso na menstruação é ter uma vida mais saudável alimentando-se corretamente e fazendo atividades físicas ao menos três vezes por semana e a moderação, pois os excessos sejam de emoções, stress, bebida alcoólica, exercícios ou café, também podem levar a uma irregularidade no ciclo.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.