Dubai, modernismo no deserto

Dubai é um dos Emirados Árabes Unidos e também sua cidade mais populosa, contando com mais de 2.260.000 habitantes. É famosa por ser considerada uma cidade extremamente “moderna” e futurista, com enormes prédios e enormes avenidas. Está localizada no golfo pérsico, praticamente ao nível do mar, dentro do deserto da Arábia.

A religião oficial é o islamismo, porém grandes grupos de cristãos, hindus, sikhs, budistas, bem como outras comunidades religiosas residem na cidade. Esse grupos podem ter suas próprias casas de culto e praticar sua religião livremente. A língua oficial é o árabe, entretanto o persa, o hindi, o urdu, o malaiala, o begali, o tagalo, o tamil, o chinês e outros idiomas são também falados em Dubai. E ainda temos o inglês, que é uma língua muito falada pelos moradores.

É conhecida pela sua arquitetura arrojada, com obras grandiosas e com muito apelo turístico. Dentre as obras, destaque para Palm Islands, o arquipélago The World, o hotel Burj Al Arab, e edifício Burj Dubai. Palm Islands são três arquipélagos artificiais no formato de palmeiras, um projeto ousado, construído com materiais naturais. The World também é um arquipélago artificial, ainda em construção, com o desenho do mapa-mundi. Assim como Palm Islands, é um projeto para aumentar o turismo em Dubai, principal parcela da receita da cidade. O projeto, muito caro, está atraindo investidores do mundo inteiro. Burj al Arab é um dos hotéis mais luxuosos do mundo. Construído sobre uma ilha artificial, tem 321 metros de altura, é considerada a segunda estrutura mais alta utilizada como hotel. O Burj Dubai, conhecido atualmente como Burj Khalifa, é o arranha-céu mais alto do mundo. Com 828 metros de altura, superando o edifício de Taipei, em Taiwan.

Abaixo, vídeo sobre o projeto The World.

Relacionados