Dor de cabeça crônica pode ser aliviada

Mais comum entre as mulheres, a dor de cabeça crônica pode ser aliviada com algumas medidas simples.

A cefaleia ou dor de cabeça crônica atinge 0,5% da população adulta. O diagnóstico acontece quando o paciente se queixa de dor diariamente ou em quase todos os dias (cinco dias na semana), por períodos mais ou menos prolongados. Na maioria dos casos a dor de cabeça crônica se instala gradualmente, num prazo que pode durar até dez anos, mas um terço dos doentes relata que a dor se instalou subitamente, sem causa aparente. Apesar de ser crônica, a dor de cabeça pode ser aliviada.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A cefaleia crônica é uma doença de difícil tratamento, o que naturalmente provoca ansiedade e tensão nos pacientes, mas uma das formas mais simples de aliviá-la pode parecer paradoxal: interromper o uso de medicamentos. Isto ocorre porque a dor de cabeça crônica pode se instalar quando o organismo desenvolve resistência a determinadas drogas. A técnica traz bons resultados para cerca de 75% dos casos.

Aqui, o risco de automedicação é ainda mais evidente: o paciente troca de analgésico quando este se mostra ineficaz até se tornar imune à ação da maioria dos remédios. O corte, às vezes drástico, às vezes gradual, deve ser acompanhado por um médico, que deverá avaliar os sintomas anteriores e verificar se a terapêutica está tendo êxito. Aliás, é o médico que vai descartar a existência de outras patologias que poderiam estar causando a dor de cabeça, como a sinusite, por exemplo.

Medicamentos para combater a ansiedade, bem como para evitar enjoo, igualmente só devem ser tomados com prescrição médica.

Outras formas de alívio são mais fáceis: uma almofada térmica pode ser aplicada na região do pescoço e ombros durante as crises. Massagens, ultra-som ou um alongamento suave reduzem a rigidez do pescoço, aliviando a dor de cabeça. Estes sintomas são causados principalmente por pontos de tensão na musculatura cervical, que se transformam em estímulos dolorosos e, por isto, as técnicas mecânicas oferecem bons resultados.

Se nada disso funcionar, ainda há uma esperança: existem remédios para combater a dor de cabeça, que devem ser ingeridos diariamente, antes que a crise de instale.

Alguns deles funcionam reduzindo a intensidade da dor, enquanto outros facilitam o relaxamento muscular e melhoram o repouso. Mas tome cuidado: muitos sites da internet oferecem medicamentos “milagrosos”, que são apenas combinações dos analgésicos mais comuns e, em alguns casos, não têm qualquer efeito terapêutico. Da mesma forma que a dor de cabeça crônica precisou de um período mais ou menos longo para instalar-se, o tratamento eficaz não pode provocar resultados instantâneos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.