Doenças hipocinéticas: Causas e tratamento

O que são doenças hipocinéticas? Quais as causas e tratamentos, dicas de como aumentar os movimentos físicos no dia a dia, prevenção das doenças da modernidade.

Atualmente a humanidade sedenta de tecnologia, comodidade e bem estar acabou inventando meios de se movimentar cada vez menos, trazendo um falso “bem estar” e uma “felicidade suicida”, pois o homem moderno se acomodou e a cada dia procura não lembrar que o corpo precisa estar em constante movimento e que a atividade física é a principal ferramenta de prevenção de doenças.

O ser humano moderno criou inúmeros benefícios como o automóvel, o avião, os trens, os navios, a televisão, o computador, enfim meios muito atrativos de não se locomover. Além do cigarro, inimigo número 1 da saúde e alimentos muito saborosos mais pouco aproveitados pelo organismo, verdadeiros venenos, que consumidos em excesso causam inúmeros malefícios a saúde, além das bebidas alcoólicas.

O homem sem perceber criou: “as perigosas doenças da modernidade”. Doenças essas que cientificamente são chamadas de hipocinéticas.

As doenças hipocinéticas são as doenças ocasionadas pela ausência ou insuficiência falta de exercícios físicos, ou pela má alimentação e pelo uso de bebidas ou cigarro. A seguir algumas doenças hipocinéticas muito famosas.

Obesidade, diabetes, colesterol, depressão, hipertensão, doenças cardíacas, stress, síndrome do pânico, entre outras.

E quais as principais causas e tratamento para estas doenças do dia a dia?

Essas doenças são causadas principalmente pela falta de movimentos físicos, má alimentação, tabagismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas. Então para que você não seja incomodado por elas basta você se movimentar mais, controlar a alimentação, não fumar e beber moderadamente.

A principal prevenção é praticar atividades físicas como: caminhadas ao ar livre, corridas, andar de bicicleta, nadar, jogar futebol, enfim praticar qualquer esporte onde será exigido um certo esforço de sua musculatura.

Algumas dicas para aumentar o esforço físico no dia a dia

Tente se levantar e mudar de canal na televisão sem utilizar o controle remoto. Se você utiliza ônibus, experimente descer um ponto antes do seu destino final, assim você fará uma caminhada sem perceber. Procure evitar utilizar escadas rolantes e elevadores, ou seja, esqueça que o homem inventou esses dois equipamentos, afinal de contas, quem inventou a escada rolante e o elevador devia ser a pessoa mais preguiçosa do mundo. Prefira a bicicleta que o automóvel, você irá se exercitar, economizará tempo e dinheiro, pois o principal combustível da bicicleta são suas pernas.

Procure se reinventar e se preocupe com essas doenças, pois elas são cada vez mais comuns no mundo moderno em que vivemos. A maioria das pessoas só pensa nessas doenças depois que as contraiu, aí a cura fica mais difícil, então enquanto houver saúde, faça de tudo para estabelecer o perfeito funcionamento do seu organismo.