Quais as diferenças entre açúcar cristal, refinado, demerara e mascavo?

Quando se prova os diferentes tipos de açúcar, uma das diferenças mais marcantes está no gosto e na cor. Os nutrientes também diferençar de acordo com o tipo, e é bem fácil saber os mais nutrientes: quanto mais escuro, mais saudável, já que está bem próximo do estado de origem, conservando mais vitaminas e sais minerais.

O açúcar branco, aquele tradicional que é vendido nos mercados é branquinho, bem refinado, mas significa que perdeu muitos nutrientes no processo. Isso acontece porque a cor branca deriva dos produtos químicos adicionados ao açúcar em estado bruto, que diminui o seu valor nutricional. Enquanto no açúcar mascavo há 85 miligramas de cálcio e 346 miligramas de potássio, existe apenas 2 miligramas de cada nutriente, no açúcar branco refinado.

Aqui no Brasil o açúcar é feito com cana e passa por vários processos antes de ir para as prateleiras. Cada tipo de açúcar passa por etapas um pouco diferentes, por isso as características também mudam. A beterraba também tem açúcar a oferecer, e é usada na Europa como matéria-prima, já que lá não tem cana.

Fabricações

O açúcar cristal é obtido através da purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem do caldo de cana. Esse tipo de açúcar serve como base para a produção dos outros tipos e não sofre tantas etapas.

O açúcar refinado é um açúcar cristal diluído. Depois de várias outras etapas o resultado vai para o peneiramento. A parte mais fina é de onde vem o açúcar de confeiteiro, e a outra parte, o açúcar refinado.

O açúcar mascavo tem coloração escura, e é quase um produto bruto. Seus cristais tem aparência rústica, amarronzada, provenientes da cristalização do mel-de-engenho, e um pouco de melaço.

O açúcar demerara é mais amarelado e também tem melaço, mas vem da purgação(processo de separação dos cristais da calda ou mel) do açúcar mascavo. É bastante usado na exportação.

Açúcar e Saúde

Esse item muito importante na alimentação, assim como muitos outros, é essencial para o funcionamento do organismo, mas também pode ser prejudicial se ingerido em excesso. Quilinhos a mais, doenças cardiovasculares e diabetes são alguns riscos que muito açúcar traz ao corpo.

O doce faz com que a glicose no sangue aumenta, e se consumido demasiadamente vira um peso para o pâncreas, que deixa de produzir insulina o suficiente para equilibrar o nível de glicose no corpo.