Dicas para uma barba perfeita

Símbolo da virilidade, a barba pode abrir portas no trabalho e nas conquistas. Mas tem que estar perfeita.

A barba acompanha os homens desde a adolescência, mas muitos não sabem o que fazer para ter uma aparência bem feita. Vai ao gosto do freguês: bumbum de bebê, intencionalmente displicente ou cerrada, mas precisa ajudar a conferir um visual elegante ao homem. Barba mal feita espanta mulheres e pode até atrapalhar numa entrevista de emprego.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Vamos começar com o rosto limpo. É preciso adquirir produtos de qualidade para o barbear. A espuma é importante: para quem tem pele oleosa, são indicadas as mousses, enquanto gel e creme são ideais para quem tem pele normal ou seca. Nem pense em usar espuma de sabonete, para não ficar com o rosto ressecado e com uma bela camada de células mortas.

Você não sabe qual é seu tipo de pele? Há um teste simples. Lave o rosto e espere 30 minutos. Em seguida, coloque tiras de papel higiênico no rosto (testa, bochechas, nariz e queixo). As tiras que ficarem manchadas indicam as áreas em que a pele é oleosa.

Aproveite para fazer a barba durante ou após o banho. A pele limpa e os poros abertos (por causa da água quente) auxiliam na tarefa. Em outros horários, aplique uma toalha umedecida com água quente antes de se barbear.

Escolha a forma de se barbear: com um barbeador ou um aparelho descartável. É preciso descobrir o que se adapta melhor ao seu rosto. Se optar pelo descartável, lembre-se de que ele deve ser usado apenas três vezes. Dê preferência aos de três lâminas, que proporcionam um corte mais eficiente.

Tome cuidado ao escanhoar (passar o aparelho no sentido contrário ao dos pelos): esta é a hora em que mais ocorrem cortes e sangramentos.

Não se esqueça de verificar se o aparelho não está enferrujado. O uso de instrumentos cegos provoca machucaduras e pode favorecer a foliculite, infecção causada por bactérias bastante comum.

Quem usa barbeador pode dispensar as loções pós-barba, mas os aparelhos manuais sempre irritam a pele, além de reduzir a hidratação. Estes produtos ajudam a fechar os poros e diminuem os riscos de infecção. Prefira os que contenham silicone e sem álcool.

Quem prefere deixar a barba crescer deve tomar alguns cuidados. O primeiro deles é apará-la regularmente, para não ficar com um look troglodita. A barba requer os mesmos cuidados que os cabelos: precisa ser higienizada diariamente e, durante o dia o bigode deve ser lavado com sabonete neutro. O condicionador pode ser aplicado a cada dois dias (o intervalo aumenta para quem tem pele oleosa).

A nicotina amarela os pelos e o mesmo acontece quando eles começam a perder a cor. Quem não curte os grisalhos pode optar por tinturas ou xampus tonalizantes.

O corte com barbeador confere aquele ar distraído, bastante em moda, mas é preciso bastante habilidade para deixar a barba simétrica. O mesmo vale para quem quer deixar apenas o cavanhaque ou costeletas.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.