Dicas para manter o pique no frio

O tempo está cada vez mais maluco. Em 2013, tivemos a semana mais fria das últimas décadas. Na primavera, de São Paulo para baixo, dias quentes, frios e chuvosos se alternam de maneira impressionante. Mas, com algumas dicas, é possível manter o pique no frio e garantir a regularidade da dieta e dos exercícios físicos e, com isto, promover a saúde e o bem estar.

Nos dias frios, a preguiça e o apetite aumentam, o que é uma boa combinação para ganhar peso. Mas é preciso encontrar alguns incentivos para garantir – ou recuperar – a boa forma. Afinal, o verão logo vai chegar: praias e piscinas pedem corpos em dia.

Para começar, organize um grupo de amigos para os treinos e dê preferência aos esportes coletivos e exercícios combinados. Assim, qualquer ausência será prejudicial e isto é um motivo a mais para deixar a cama quentinha ou sair do serviço e ir para a academia ou clube num dia chuvoso. Os programas coletivos fortalecem a colaboração e o espírito competitivo, o que é útil também para ouras atividades do dia a dia.

Dê preferência às atividades indoor e fora da água. Exercícios na piscina, nos dias frios, sempre são feitos em água aquecida, mas muita gente desanima só de pensar em trocar as roupas quentes pela roupa de banho. Mesmo assim, nos dias frios e secos, a hidroginástica é adequada, porque reidrata o corpo. Especialmente para quem sofre com rinite ou sinusite, é uma excelente atividade. Treinos em parques e ruas são excelentes, mas quase sempre são evitados quando há frio ou chuva.

Para os treinos, escolha um local perto de casa ou do trabalho. Assim, algumas muletas psicológicas, como o trânsito caótico dos dias chuvosos, não será desculpa para faltar.

Quem está gordinho ou quer definir o corpo precisa estabelecer um prazo real para obter resultados. Pesquisas indicam que o gasto calórico com exercícios aumenta em até 30% nos dias frios, porque o corpo usa mais energia para manter o corpo aquecido. De nada adianta esperar dezembro chegar para recuperar a forma para as férias de verão. Educadores físicos afirmam que são necessárias dez ou 12 semanas para perder um sobrepeso leve ou ganhar músculos. Com o prazo estipulado, você se sentirá obrigado a seguir o plano estabelecido pelo educador físico.

A dieta é muito importante. Dias frios pedem um bom chocolate quente, mas ele pode ser trocado por chás ou cacau (sem adição de açúcar) e sopas engrossadas com creme de leite, que pode ser substituído por iogurte desnatado. Saladas geralmente não são bem-vindas no frio, mas experimente um refogado de palmito, tomate e cebola e abuse das folhas verde-escuro (espinafre, brócolis, couve). Queijos brancos também “aquecem” as saladas, da mesma forma que o uso de frutas, como morango e laranja, as tornam mais refrescantes. Não se esqueça da água ou isotônico, fundamental diariamente e ainda mais importante quando a umidade relativa do ar está baixa.

Pesquisas revelam que a frequência em academias nos dias frios e chuvosos cai a níveis baixíssimos. Por isto, são realizadas várias promoções, com preços bem abaixo dos praticados às vésperas do verão. Aproveite um destes pacotes, que sempre oferecem treinos intensivos, e também os salões de treinamento mais vazios. Quem é sedentário e tem certa vergonha do corpo também pode aproveitar para começar a se exercitar nestes dias, em que o número de alunos – e, portanto, a exposição – é muito menor. Modificar hábitos é difícil. Assim, quem dedica um semestre a incorporar treinos e dieta balanceada certamente vai obter melhores resultados do que quem corre para os exercícios apenas quando a temperatura ultrapassa os 30°C.

Se você é do tipo econômico, pague a academia antecipadamente: assim, nas faltas, você estará perdendo dinheiro. Outra dica é comprar roupas e acessórios para a malhação: o “investimento” terá que ser compensado.

Faça um esforço para não faltar nos treinos. Se não for possível, caminhe por 30 minutos ou faça exercícios em casa. Isto evita o ganho de peso e permite o aquecimento do corpo. Sentimos muito mais frio quando ficamos encorujados em um sofá, enrolados em uma manta, assistindo TV.