Dicas para fazer a sobrancelha

A sobrancelha é comum a vários mamíferos e, no homem, serve para evitar que o suor da testa escorra para os olhos, causando irritação e dificuldade para enxergar. No entanto, ao menos desde as grandes civilizações da Antiguidade, ela é usada para realçar a estética do rosto. No entanto, o conceito de beleza variou bastante.

Na Caldeia (Mesopotâmia), as mulheres colavam pelos de carneiro sobre elas, para torná-las mais espessas. No Egito, toda a região entre as sobrancelhas e as pálpebras era pintada de preto, o que também ajudava a proteger do Sol forte.

Hoje, sabe-se que não há um padrão para a sobrancelha: o que define se ela vai ser reta ou curva, fina ou grossa, são as linhas do rosto e as próprias preferências de cada pessoa. Com algumas dicas simples, é fácil obter o look perfeito. A única restrição que esteticistas apontam é a sobrancelha muito fina: o ideal é que ela seja o mais natural possível.
Para começar, é preciso retirar toda a maquiagem. O canto interno do olho é a referência para onde a sobrancelha deve começar, mas, se os olhos forem muito espaçados, pode-se trazer as sobrancelhas mais para a linha central do rosto e vice-versa.

Sente-se numa mesa, com os cotovelos apoiados e um espelho posicionado na mesma altura do rosto. O local deve ser bem iluminado para evitar “desastres”.

Em seguida, penteie os fios no sentido do crescimento. Marque com um lápis onde as sobrancelhas devem começar, terminar e também o ponto mais alto da circunferência (tente alinhá-lo com o canto externo da íris, a parte colorida do olho). Deixe o canto externo mais elevado que o seu oposto. Corrija eventuais falhas com cosméticos (lápis para olho ou sombra). Outra alternativa é penteá-los com rímel incolor, que revela os fios fora do desenho.

Penteie os fios para cima e apare os mais longos. A seguir, com a pinça, retire os fios que estão fora do desenho traçado com o lápis. Repita a operação, desta vez penteando para baixo. Pelos entre os olhos também devem ser retirados. Cuidado para não retirar em excesso: se isto acontecer, a única solução é dar tempo ao tempo e deixar que cresçam novamente.

Evite depilação com cera, porque é um método muito agressivo para a pele e pode provocar flacidez na região e tornar o crescimento dos pelos lento e irregular.
As pinças devem ser renovadas regularmente, para impedir que percam o corte e a superfície plana, o que faria serem retirados mais de um fio por vez, prejudicando o resultado final. Pinças com qualquer sinal de ferrugem devem ser descartadas.

Quem não está satisfeito com o formato das sobrancelhas deve procurar um profissional para que ele redesenhe a “moldura dos olhos”, já que alterá-las requer bastante habilidade e, sem isso, o resultado pode ser desastroso. Depois desta sessão estética, as sobrancelhas podem ser tratadas em casa, seguindo as dicas dadas anteriormente. Mas é importante lembrar que a melhor opção é respeitar o aspecto original, para não ficar com aparência artificial.

Lembre-se: sobrancelhas muito alongadas conferem um aspecto envelhecido ao rosto e, portanto, são indicadas apenas para as mais jovens, especialmente com o rosto redondo.

A maioria dos homens não tem grandes cuidados com as sobrancelhas, mas é preciso apará-las e igualá-las com uma tesourinha e, no caso de monocelha – quando as duas se unem formando um grande risco sob a testa – é preciso tirar ou depilar. O aspecto taturana não ajuda em nenhum aspecto da vida.