Dicas para facilitar as pesquisas na internet

Desde o AltaVista, provedores de busca ajudam nas pesquisas na internet. Mas é importante ter foco.

Desde a popularização da internet no país, o número de pesquisas no mundo virtual cresce dia a dia. Mas a rede é um bom local para divagar: você entra num site, descobre um link para uma música, um vídeo, um game e mais músicas, vídeos, games… É a própria definição de internauta: navegante da net.

Dicas para facilitar as pesquisas na internet

Para facilitar as pesquisas na internet, é preciso ficar atento ao que está sendo buscado.

Os sites usam palavras-chave para que suas páginas sejam mais acessadas que outras. Sites comerciais , de sexo, música e outras distrações têm o costume de “pegar carona”, usando palavras-chave de páginas de estudo e pesquisa. Você digita uma ou mais palavras e, no topo da lista do Google, podem estar armadilhas. As páginas em amarelo do topo das listas do Google são sempre de sites pagos.

A atenção é importante. Se você está pesquisando há muito tempo, desplugue um pouco. Faça um lanche, estique as pernas e volte ao trabalho.

O Google, aliás, é uma excelente ferramenta de busca, mas quando o que se procura na internet é muito singular, é melhor fazer a pesquisa em fontes específicas.

Quem busca física quântica no Google vai encontrar em primeiro lugar páginas de conteúdo amplo, para estudantes de ensino médio. Um site especializado em Física avançada vai oferecer as informações que um astrofísico está buscando, por exemplo.

Se você está buscando biografias, informações históricas, geográficas, artísticas e culturais, pode começar a busca na internet diretamente pela Wikipedia. Com certeza encontrará bons textos, mesmo que tenha que enriquecer seu material com informações noutros sites.

O Google também tem regras. Se você digita uma frase entre aspas, ele busca as palavras na ordem da digitação. Sem aspas, pesquisa todas as palavras aleatoriamente. No nosso exemplo de física quântica, ele pode encontrar educação física, física quântica e espiritualidade e até para crianças. Não são os resultados que o astrofísico está tentando encontrar.

Palavras soltas unidas por um sinal de adição obriga o site a buscar páginas que tenham todas as palavras. Independência+Brasil certamente encontrará mais pesquisas na internet sobre Pedro I & Cia do que a mesma pesquisa sem aspas, que vai encontrar independência americana ou geografia do Brasil. Mas mesmo sem o +, quanto mais palavras você digitar, mais refinada será a pesquisa na internet.

Caso o resultado de sua pesquisa seja negativo, tente usar o inglês. A maioria das páginas está no idioma da Rainha, ainda que sites em português e espanhol, por exemplo, estejam crescendo.

A última regra para facilitar as pesquisas na internet é terminar a pesquisa satisfatoriamente, antes de se render às “tentações do caminho”. É preciso um pouco de esforço, mas o resultado compensa bastante.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

    Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.