forbrukslån billigste rente | lendo omtaler | forbrukslån på dagen

Dicas para dormir bem

Dormir é uma necessidade básica dos seres humanos; dormir bem está associado a uma boa qualidade de vida.

Insônia, dificuldade para pegar no sono, acordar frequentemente durante a noite. Muita gente sofre com estes problemas de forma tão constante que chegam a acreditar que é normal, mas não é. Uma boa noite de sono é fundamental para que as tarefas do dia a dia sejam cumpridas satisfatoriamente. Dormir bem garante o bom humor e até a produtividade no serviço.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Existem algumas doenças que prejudicam o sono. Se este é o caso, é preciso consultar um especialista. A apneia do sono, por exemplo, é uma doença e exige tratamento. Mas muitas vezes alguns maus hábitos adquiridos prejudicam a qualidade do sono, e basta combatê-los para dormir como uma criança.

Em primeiro lugar, é preciso criar uma rotina: estabelecer horários para deitar-se, levantar-se e para as refeições. Depois de algum tempo, o corpo se acostuma; é como se um relógio avisasse que é hora de ir para a cama. Lembre-se: é preciso dormir durante oito horas para garantir um repouso efetivo.

Quanto às refeições, nada de empanturrar-se antes de deitar. Evite alimentar-se nas três horas anteriores ao sono e, no jantar, prefira alimentos leves. Se o organismo estiver trabalhando para digerir uma feijoada, será difícil conseguir o relaxamento necessário para dormir bem.

Exercite-se. Os exercícios regulares, aliados a uma boa alimentação, facilitam um bom sono, desde que não sejam feitos muito perto da hora de ir para a cama. Os exercícios aceleram o ritmo cardíaco, fator que desfavorece o sono.

Faça sexo. Apesar de também fazer o coração bater mais rápido, o orgasmo provoca um relaxamento quase imediato e predispõe o corpo para o sono.

Não exagere em atividades que exigem muita concentração nas horas anteriores ao sono. Se você levar preocupações e exigências cotidianas para o travesseiro, elas fatalmente farão companhia, e não adianta contar carneirinhos: um carneirinho, a conta a pagar, outro carneirinho, a reunião de amanhã… Receita certa para a insônia.

Som e luz atrapalham o bom sono. Até mesmo aquele microlâmpada de stand by da TV prejudica. Instale cortinas que bloqueiem a luz da rua, desligue os eletrônicos e, se morar numa região movimentada, use tapa-ouvidos de silicone.

A cama é o lugar para dormir. Um bom colchão, um travesseiro adequado, roupa de cama que garanta o conforto térmico, são outras providências que você não pode negligenciar. Não se esqueça de relaxar antes de pegar no sono. Algumas pessoas se dão bem com música ambiente ou até CDs que reproduzem sons tranquilizantes, como canto de baleias ou barulho de chuva. Verifique o que é melhor para você.

Se a sua agenda permitir, tire uma soneca após o almoço. Bastam 15 minutos para ter uma boa tarde de trabalho. Mas não se exceda: a cantiga de roda dizia: “se não dormir agora, dormirá de madrugada”. A recíproca também é verdadeira: se dormir muito durante o dia, o sono à noite estará prejudicado.
Bons sonhos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.