forbrukslån på nett | refinansiere med forbrukslån | lån på dagen

Dicas para curar a ressaca

Passou dos limites e acordo com a cabeça zonza e gosto ruim na boca? Confira algumas dicas para curar a ressaca.

A melhor dica para curar a ressaca é não exagerar na bebida alcoólica, para que o corpo não precise reagir para retomar o equilíbrio. Por paradoxal que possa parecer, quando bebemos demais, o organismo se desidrata. Este é o motivo da sede intensa. Com a perda de líquidos, perdemos sais minerais e com isso prejudicamos o tônus muscular, o que causa dores pelo corpo. Por fim, os efeitos do álcool demoram determinado tempo. Ao acordarmos, ainda há muito álcool na corrente sanguínea, o que prejudica a concentração.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Tudo o que ingerimos é metabolizado e distribuído pelas células e, com o álcool, não é diferente. Quando chega ao cérebro, provoca a embriaguez – tontura, visão turva, perda de reflexos – e o organismo relaxa, por entender que o descanso é necessário. Com o excesso de álcool, quem tem mais trabalho é o estômago, que produz uma quantidade maior de suco gástrico, e o fígado, que começa a trabalhar rapidamente para absorver o álcool, transformá-lo em gordura e eliminá-lo.

Quando a tarefa termina, estômago, fígado, intestinos e cérebro estão superexcitados. O ritmo, que cai bruscamente, provoca os demais sintomas da ressaca: enjoo, diarreia, fotossensibilidade, dor de cabeça e cansaço.

Vamos às dicas. Em primeiro lugar, mude o cardápio, dando preferência a frutas, legumes e verduras. A digestão é mais fácil e esses alimentos vão ajudar a repor vitaminas e sais minerais perdidos. Beba bastante água, que pode ser substituída por isotônicos ou água de coco, rica em potássio, que vai ajudar a melhorar as dores musculares. Banana e kiwi também são fontes de potássio. O açúcar das frutas – chamado frutose – aumenta a energia no organismo. Ovos cozidos podem ajudar: eles contêm cisteína, que ataca a toxina causadora da ressaca.

Para não sobrecarregar ainda mais o fígado, evite a carne vermelha, alimentos industrializados e outros de difícil digestão. Aliás, se não sentir fome, fique apenas com água e sucos.

Reduza o fumo. O consumo de cigarros aumenta quando estamos bebendo, portanto o corpo já está bastante intoxicado. O cigarro retira oxigênio da circulação e retarda a cura da ressaca.

Existem algumas receitas populares que só prejudicam. Por exemplo, beber para rebater a ressaca só adia o problema; e o café ajuda a reduzir o cansaço e a dor de cabeça, mas eles voltam quando passa o efeito da cafeína. Além disso, café tem efeito diurético, que vai aumentar a desidratação.

Por último, o melhor remédio: o tempo. Descanse o máximo possível e deixe a natureza retomar o equilíbrio.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.