Dicas de limpeza para solteiros

Um dos problemas da vida dos solteiros é a limpeza da casa, mas algumas dicas simples ajudam a deixar o ambiente em ordem.

Pessoas podem morar sozinhas por opção ou contingências da vida. Existem vários prós e contras na vida dos solteiros. Um dos contras é a limpeza e arrumação da casa. Os solteiros que deixam roupas espalhadas ou pilhas de louça na pia, quando saem de manhã, vão encontrar a mesma situação quando voltarem para casa.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Portanto, a dica básica é a organização.

Cada pessoa pode organizar uma rotina diária. As tarefas semanais são as seguintes: tirar o pó e aspirar o pó de tapetes, cortinas, pisos e estofados; lavar o piso da cozinha e lavanderia; lavar as roupas; regar as plantas; limpar o banheiro. Pode-se reservar um dia da semana para cada tarefa, no horário mais adequado.

As famílias unipessoais – casas de solteiros – registraram um aumento de 73% entre 1990 e 2010. Hoje, no Brasil, cerca de sete milhões de pessoas moram sozinhas. Pensando neste público, o mercado desenvolveu uma série de produtos oferecidos em quantidades menores e também os chamados multiuso, que podem ser aplicados em diversas situações.

Salas e quartos devem ser aspirados diariamente, com as janelas abertas para ventilar o ambiente. Antes disto, porém, é preciso tirar o pó dos móveis: aplica-se um pano seco para retirar a poeira dos móveis de madeira e, em seguida, um pano minimamente úmido. Ao terminar a tarefa, os primeiros móveis já estarão secos. Então, aplica-se lustra-móveis. Mesas de vidro e cristal podem ser limpas com água e álcool.

A seguir, é hora do aspirador, bem mais prático que a vassoura. Não se esqueça de aspirar sob os móveis. Para completar, pode-se pingar algumas gotas de pinho ou citronela para manter o ar perfumado.

Cozinha e lavanderia merecem cuidados especiais. Louças e talheres devem ser lavados ao menos uma vez por dia. Pia, piso e geladeira precisam ser higienizados semanalmente, mas outras tarefas podem ser feitas alternadamente: azulejos e vidraças podem ser limpos uma vez por mês.

O rejunte entre os azulejos fica novo com produtos para retirar o bolor. Pauzinhos de canela ou água com raspas de casca de limão eliminam os odores de frituras. As torneiras são limpas com misturas de partes iguais de álcool e água. O alimento grudado nas panelas se desprende facilmente com água quente, uma pitada de sal e algumas gotas de detergente. Retire os restos antes de lavar a louça.

A geladeira pode ser limpa internamente com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para dois litros de água; por fora, use água e detergente. Pó de café elimina odores.

O banheiro precisa estar impecável: esfregue o vaso com detergente ou multiuso, aguarde uns minutos, dê descarga e coloque água sanitária. Higienize a pia, o Box e o piso. O banheiro merece uma revisão três dias depois da faxina completa.

Sobre as roupas: separe roupas brancas, coloridas e delicadas e coloque-as na lavadora. Roupas de lã devem ser lavadas à mão, assim como as roupas íntimas (que podem ser lavadas durante o banho). Não estenda as roupas íntimas no banheiro, pois isto pode provocar a proliferação de fungos. Algumas roupas podem se deformar se forem penduradas. Siga as regras constantes nos selos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.