Dia da Consciência Negra – O feriado contra o racismo?

Hoje (20 de novembro) é comemorado o Dia da Consciência Negra. Aproximadamente 300 municípios aderiram ao feriado comemorado na data que marca a morte de Zumbi, líder histórico do quilombo dos Palmares.

Neste dia várias atividades culturais e educacionais são organizadas em todo o Brasil. Temas polêmicos (cotas universitárias, beleza negra, negro no mercado de trabalho e etc.) são discutidos buscando minimizar o racismo que há ainda no País.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Comemorar um dia histórico, debater sobre assuntos sociais e falar sobre diferenças raciais, é bacana, ótimo, o problema existe e merece ser discutido. Quer exemplo maior de preconceito do que as cotas de universidades para negros?

Não existem diferenças entre as pessoas, a cor é um pequeno detalhe, os negros são igualmente capazes como qualquer um. Esta diferença que não existe, só vai desaparecer de verdade no momento que percebermos (principalmente os negros) que somos iguais, que os negros não necessitam de cotas ou qualquer outra coisa que os coloquem em posição de “inferioridade”.

O problema só vai acabar quando todos se conscientizarem que não precisamos do Dia da Consciência Negra, do Dia da Consciência Gay, do Dia da Consciência dos Pobres, do Dia da Consciência do sei lá o que, e sim do

Dia da Consciência.

O dia em que seria comemorada a igualdade e unidade e não a desigualdade e fragmentação.

Está aí minha humilde opinião para os negros, brancos, mulatos, amarelos, roxos, verdes e principalmente para os políticos que representam todos nós.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

15 Comentários

  • eu nao achoo racismo muito bom nao pq a gente nao divulga o livro pela capa e nao fala das pessoas sem conhece-las.os negros troruxeram muita coisa pro brasil e os outros brancos fikam flando deles naoo pode isso nao e obrigado mais quem ler essa mensagem e for racistaesperoo que aprenda a respeitar os negroos bjos ass:mayara respeitem os negros racistas

  • Na verdade o dia da conciencia negra para mim é um dia que mostramos como somos racistas,pois se o negro é igual a todos nós poque ele tem um dia especial só para ele???Se a sociedade fosse igual não teria dia especial para ninguém ,brancos,negros,índios e etc.Odia da conciêcia negra faz pensar que que os negros são os pobres coitados e por isso merecem um dia para eles.
    Se fomos perguntar para si proprio da seguinte forma “se o eu sou racista ? ” é claro que muita gente ia dizer “é claro que não “,mas o nosso racismo está mais embaixo ,se vc for pensar com quem vc se casaria seria um negro ouum negra ?
    Bom acho que por hoje ja basta tenho prova para estudar e descupa ai por algum erro de porteguês mas estou com presa .Se quiser me responda que a gente pode discutir sobre o que eu falei 😛

  • Moro no sul e a população negra não é predominante nesta região do País. Não diferencio as pessoas pela cor mas sim pelo caráter e pelas atitudes.
    Procuro dar tratamento igual independente da cor ou raça. Não enxergo este preconceito que tantos falam, mas acredito que exista mesmo. Quanto a reparação das injustiças do passado que ocorreram com a escravidão são fatos históricos que trazem as consequências na atualidade. Este é um tema que exige muito cuidado para não gerar conflitos onde não existem.
    O racismo poderá ser instigado com atitudes mal pensadas trazendo a tona os mortos do passado. Qua são as injustiças, o ódio e a revolta contidas. O Brasil é formado por uma mistura de raças.(ler o povo brasileiro de Darcy Ribeiro). Negros e índios foram os que realmente sofreram mas o BRASIL mostrou-se com a superação e a mistura dos povos. Estamos no caminho certo construindo a grande nação do futuro. Vamos ver de outra forma. Brancos , negros, pardos , índios todos unidos formando um belo povo e cuidando para não criar conflitos de cores e raças destruindo o que se criou e esta se criando em mais de 500 anos que é a genética desta grande nação.

  • Na minha opinião as pessoas deviam respeitar os negros porque eles ja sofreram tanto
    que as pessoas tem preconceitos deles. Então vamos respeitar essas pessoas e dar parabéns a eles e respeitar todos os negros do Brasil. Seje feio ou bonito, respeite – os. Obrigado.

  • na minha opinião é justo q tenha mesmo do dia da conciencia negra.mas esse dia teria q ser no mundo inteiro e naum só aki no brasil.o mundo todo teria q ter mas respeito pelo negro em qualquer lugar q o negro fosse.afinal de contas qual é a diferença entre os negros e o s brancos só a cor.esse preconceito por causa da cor é ridículo nós estamos no século 21 esse tipó de preconceito já era pra ter acabado a mnuito tempo.essa é minha opinião.

  • Bom prazer estar aqui, negro, discriminado sempre, mesmo que veladamente, ja que a Constituição colaborou um pouquinho para que se tornasse crime o racismo e discriminaçao. Por outro lado sabemos da precariedade da justiça brasileira e sua morosidade e seus relaxamentos. E quanto aas cotas, fico feliz em saber que a justiça estara sendo feita. Nenhum branco foi forçado a estar no Brasil, e os negros foram. Os negros foram capturados na Africa e escravizados pelo mundo afora. Os negros foram vitimas de genocidio. espancados, assassinados durante seculos. Nos foi negado todos os direitos humanos durante seculos. E agora ainda vem branco(me parece inveja, olho grande) dizer que nao tem que ser reparado essa crueldade que foi feita aa raça negra??? A questao é meramente reparaçao de uma injustiça, os negros sofreram, e ainda sofremos total injustiça, restriçoes. Quando houve a libertaçao dos escravos, os negros simplesmente foram jogados feito caes sarnentos para a rua, sem direito a indenizaçao alguma. Dai a criaçao das favelas. Estudar entao sempre foi utopia na vida dos negros. E sera mesmo normal???? JUSTIÇA JÁ!!! DEVOLVEM AOS NEGROS O QUE LHES FOI TOMADO DURANTE SÉCULOS… O DIREITO DA IGUALDADE!!!

    • Ok Lopes, então vamos reparar a crueldade feita com os Índios, com os deficientes físicos e aquelas pessoas que defenderam um Brasil melhor e foram perserguidos pela Ditadura. Que seja defendido e reparado todos que foram prejudicados na história do Brasil.

      Só para deixar claro, não estou dizendo que as coisas não precisam ser reparadas, precisam com certeza, mas não desta forma. Precisa ser reparado um problema social e histórico, independente da cor.

      Quem te garante que uma pessoa de cor branca não teve um tataravô que era escravo?

      A cor por si só, não é motivo de tornar alguém excessão.

      Sim, deve devolver ao negro o direito de igualdade, e qual seria o direito de igualdamente? Ter cotas?

      Igualdade é disputar uma vaga de igual com qualquer um e não obter previlégios devido sua cor.

      abraço

      • Alexandre,
        Parece que algumas pessoas não entendem ou não querem entender a finalidade do sistema de cotas.
        Este é um mecanismo encontrado para minimizar o dano causado aos negros e índios durante séculos.E óbvio todos os brasileiros tem sague negro,devido a miscigenação, mas o que se busca com o sistema de contas e compensar áqueles que diretamente sofreram e sofrem todo tipo de preconceito e racismo em função da cor da pele.
        O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, apesar da pesquisa de opinião realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2003 ter mostrado que somente 4% dos entrevistados reconheceram que são racistas. São dados como este que comprovam que o racismo no Brasil manifesta-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na mídia, nos livros, nas universidades e no setor profissional ainda é inferiorizada perante o branco. O papel desempenhado pelos negros nas novelas televisivas é um exemplo deste racismo silencioso: os negros são sempre aquelas personagens submissas à personagem branca, nunca o inverso. E por último;Por acaso você conhece algum negro rico? Qual o percentual desses na sociedade??

  • Cara nao tem nada haver uma coisa com a outra…
    As cotas sao para corrigir um problema histórico, funcionaram e funcionam em todos os lugares onde sao instauradas.
    A classe média americana é reflexo das politicas de cotas( logico que eles tem muito a andar ainda…)
    Lembre-se que a pouco mais de 100 anos atras, um negro no Brasil nao podia sequer aprender a ler.
    voce acha isso justo?
    Imagine uma corrida, o primeiro piloto larga, e depois de muito tempo o segundo piloto larga quem vai chegar na frente?
    As cotas devem continuar e ser ampliadas, e espero que dentro das proximas decadas elas possam ser descontinuadas, com o fim do problema.

    • Rodri, o buraco é mais embaixo, e quem te garante que um branquinho não tenha sangue negro? E aí? A população negra no Brasil está em média de 25%, porém, este número aumenta muito quando são pesquisados traços hereditários.

      Como tentei explicar, raça não é só a cor da pele, o Brasil é uma mistura. Você sabia que já tem pessoas entrando na justiça afirmando ter sangue negro na família, sem ter cor e aparência afrodescendente?

      E os pobres brancos? São só os negros que tem direito as cotas? Não existem negros ricos?

      As cotas devem corrigir um problema social e não um problema histórico.

      As cotas funcionam quando utilizadas para tornar igual a entrada da Universidade para ricos e pobres e não para brancos ou negros, não é a cor que determina a capacidade de alguém.

      É a minha opinião.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.